Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dinamarca retoma aulas de forma gradual

16 de Abril de 2020 às 00:01

Dinamarca retoma aulas de forma gradual As mesas dos alunos devem ficar distanciadas. Crédito da foto: AFP

Crianças felizes e pais aliviados na porta de uma escola em Copenhague. Os pequenos dinamarqueses se tornaram, nesta quarta-feira (15), os primeiros alunos de uma Europa afetada por semanas de confinamento a voltarem às salas de aula.

Vazios desde 12 de março, data em que o governo impôs restrições para conter a propagação do vírus, os bancos escolares dinamarquesas serão progressivamente ocupados.

Creches, jardins de infância e escolas de ensino fundamental reabriram nesta quarta-feira (15), enquanto os estudantes de Ensino Médio terão de esperar até 10 de maio.

Medidas de precaução

A primeira-ministra dinamarquesa anunciou, em 6 de abril, a suspensão gradual das restrições em vigor para lutar contra o novo coronavírus. Bares, restaurantes, salões de beleza, estabelecimentos comerciais e boates permanecem fechados. Reuniões com mais de dez pessoas continuam proibidas.

A reabertura das escolas foi anunciada pelo governo “com a condição de que cada um mantenha sua distância e lave as mãos”.

Conforme determinação das autoridades, as instituições de ensino deverão garantir uma distância de dois metros entre as mesas dos alunos e organizar recreações em pequenos grupos.

Nesta quarta-feira (15), as aulas foram retomadas em apenas metade dos municípios dinamarqueses e em 35% dos estabelecimentos de Copenhague. Os demais precisarão de mais tempo para se adaptar às normas de segurança sanitária ainda em vigor.

A expectativa é de que todos os estabelecimentos de ensino estejam abertos em 20 de abril. A reabertura das escolas também foi criticada por alguns preocupados pais de alunos. (AFP)