Coronavírus no Brasil alerta o Paraguai
Crédito da foto: Jens Schlueter / AFP
O desespero de centenas de paraguaios para voltarem para seu país, cruzando como podem a fronteira com Brasil, ou Argentina, disparou o alerta no Paraguai, que registrou nas últimas semanas um aumento dos casos de Covid-19 importados de São Paulo -- onde a maioria vive.
Na Ponte da Amizade, que une Ciudad del Este (Paraguai) a Foz do Iguaçu (Brasil) através do rio Paraná, chegam diariamente várias pessoas que buscam voltar ao território paraguaio. Fogem da propagação do vírus no Brasil, onde centenas de paraguaios trabalham e residem. No Paraguai, até sexta-feira, a pandemia havia deixado 11 mortos e 754 casos, um dos números mais baixos da região.
O governo de Mario Abdo Benítez adotou medidas para conter a propagação do coronavírus depois que foi detectado o primeiro caso importado em 7 de março.
Para o presidente, a fronteira com o Brasil, sexto país com mais casos no mundo, representa “uma ameaça” à saúde nacional no momento.
Há alguns dias, quatro pessoas morreram afogadas ao tentarem cruzar o rio Paraná nadando, a única opção para entrar no Paraguai devido ao bloqueio das fronteiras.
Paraguai e Brasil compartilham mais de 1.300 quilômetros de fronteiras, fechadas desde o início de março, o mesmo valendo para o restante das passagens fronteiriças do país. (Hugo Olazar - AFP)