Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coreia do Norte explode escritório de relações com o Sul

17 de Junho de 2020 às 00:01

Coreia do Norte explode escritório de relações com o Sul Crédito da foto: Governo da Coreia do Norte / AFP (11/4/2020)

A Coreia do Norte explodiu ontem o escritório de relações com o Sul na cidade fronteiriça de Kaesong -- anunciou o Ministério da Unificação, após dias de críticas e ameaças por parte de Pyongyang.

A ocorrência foi por volta das 14h. Pouco antes, a agência sul-coreana de notícias Yonhap informou sobre uma explosão e uma intensa fumaça na área do complexo industrial em que fica o escritório, inaugurado há menos de dois anos.

No fim de semana passado, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, fez ameaças contra o local. “Dentro de pouco tempo, o inútil escritório de relações entre o Norte e o Sul será completamente destruído”, afirmou, misteriosamente.

Desde o início do mês, Pyongyang intensifica os ataques verbais contra Seul, sobretudo contra os desertores norte-coreanos que enviam panfletos de propaganda a partir do Sul contra o Norte, por cima da zona desmilitarizada (DMZ) entre as Coreias.

Na semana passada, o regime norte-coreano anunciou o fechamento dos canais de comunicação política e militar com o “inimigo” sul-coreano. Na segunda-feira, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, idealizador da aproximação de 2018, pediu ao Norte que “não deixe fechar a janela do diálogo”. (AFP)