Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coreia do Norte concorda em desativar seu complexo nuclear

19 de Setembro de 2018 às 12:25

Moon Jae-in e Kim Jong-un firmaram acordo para desativar o complexo de Yongbyon. Crédito da foto: Pyeongyang Press Corps/ AFP

Em declaração conjunta divulgada nesta quarta-feira (19) após encontro em Pyongyang, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, anunciaram um acordo para desativar permanentemente o complexo nuclear de Yongbyon, o principal da Coreia do Norte. O acordo, no entanto, depende de "medidas correspondentes" por parte dos Estados Unidos.

Kim também se comprometeu a fechar um unilateralmente outro complexo, Dongchang-ri, usado no testes de mísseis, e afirmou que vai autorizar a presença de inspetores internacionais no local.

Em maio, quando os norte-coreanos fecharam um outro complexo, o de Punggye-ri, jornalistas puderam observar a distância a ação, mas a presença dos inspetores não foi permitida. Nenhum dos líderes, porém, deu detalhes de quais seriam as medidas que os Estados Unidos teriam que tomar para que o fechamento de Yongbyon ocorresse, algo que Washington tenta fazer há décadas, mas sem sucesso.

[irp posts="18821" name="Presidente sul-coreano é recebido em Pyongyang por Kim Jong-un"]

A Casa Branca ainda não se pronunciou oficialmente, mas o presidente Donald Trump elogiou a declaração nas redes sociais e se disse muito animado com o encontro. "Kim Jong-un concordou em permitir inspeções nucleares, sujeitas a negociações finais, e a desativar permanentemente um local de teste e uma plataforma de lançamento na presença de especialistas internacionais. Enquanto isso não haverá foguetes ou testes nucleares", escreveu o americano.

Na área diplomática, Kim Jong-un afirmou que pretende visitar Seul ainda este ano e que os dois países desejam sediar os Jogos Olímpicos de 2032 de maneira conjunta. "Concordamos em fazer a península coreana uma terra de paz, livre de armas e da ameaça nuclear", afirmou o ditador. (Folhapress)

[irp posts="18116" name="Conversas com Pyongyang sobre desnuclearização continuam, diz Washington"]

 

Galeria

Confira a galeria de fotos