Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerca de 30 baleias são achadas mortas em praia da Austrália

28 de Novembro de 2018 às 13:24

Baleias morreram após terem encalhado na praia. Crédito da foto: Parks Victoria/ AFP

Vinte e oito baleias foram encontradas mortas em uma praia no sudeste da Austrália, anunciaram autoridades nesta quarta-feira (28), alguns dias depois de um encalhe em massa de cetáceos igualmente inexplicável na Nova Zelândia.

O piloto de um avião particular que sobrevoava o Parque Nacional de Croajingolong, no estado de Victoria, informou na terça-feira ter avistado baleias encalhadas na praia. As autoridades do parque se dirigiram imediatamente à praia, e viram que cinco cetáceos ainda estavam vivos. Quando voltaram nesta quarta-feira, todos haviam morrido.

Os especialistas acreditam que a única baleia corcunda do grupo encalhou muitas das demais, todas baleias-piloto. Gail Wright, da administração do Victoria Parks, disse que estão analisando amostras na esperança de entender as razões para esse encalhe em massa. "É um grande mistério. Não sabemos o que causa isso", afirmou, acrescentando que, em quantidade, este foi provavelmente o maior encalhe nesta área da Austrália desde os anos 80.

No sábado, foram descobertas 145 baleias-piloto em uma praia da Ilha Stewart, no sul da Nova Zelândia. Metade dos cetáceos, que ainda viviam, teve que ser sacrificado por causa da dificuldade de retirá-los de onde estavam para devolvê-los ao mar. As causas precisas do encalhe são desconhecidas. Pode ser por causa de doenças, erros de navegação, baixa da maré, mau tempo ou ameaças de predadores. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos