Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canadá usa militares no combate à pandemia

24 de Abril de 2020 às 00:01

Canadá usa militares no combate à pandemia O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Crédito da foto: Dave Chan / AFP

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau anunciou ontem que enviará militares para suprir a escassez de funcionários em lares de idosos das províncias de Quebec e Ontário, gravemente afetadas pela pandemia.

“Nossos soldados vão ajudar, como sempre fazem, mas essa não é uma solução a longo prazo”, alertou Trudeau em sua entrevista coletiva diária. “Não são nossos soldados que devem cuidar de nossos idosos”, acrescentou. “Nas próximas semanas e meses, precisamos analisar como chegamos a essa situação”, alertou.

“Estamos vendo terríveis tragédias nos CHSLDs (sigla local para os retiros de idosos) em todo o país. Isso é inaceitável”, acrescentou.

Na quarta-feira, o governo de Quebec solicitou o envio de 1.000 soldados para ocupar postos de enfermagem, somando-se aos 130 médicos e paramédicos militares solicitados anteriormente, número que foi atendido pela metade.

Cerca de 4.000 casos de coronavírus foram registrados em lares de idosos de Quebec. Estes estabelecimentos registraram oito em cada dez óbitos por na província. Quebec contabilizou mais de 1.200 mortes e cerca de 21.000 casos.

Ontário se uniu a Quebec, solicitando um reforço militar para cinco dos 128 lares de idosos afetados por coronavírus na província. O Canadá já registrou 40.000 casos e 2.000 mortes por coronavírus. (AFP)