Buscar no Cruzeiro

Buscar

Biden é eleito presidente dos EUA

07 de Novembro de 2020 às 14:04

Biden se tornará o 46º presidente dos Estados Unidos. Crédito da foto: Angela Weiss/AFP)

Joe Biden venceu a corrida à Casa Branca contra Donald Trump, noticiou a mídia norte-americana neste sábado (7), uma vitória que marca uma virada histórica para os Estados Unidos e o mundo.

Após quatro dias de suspense, o candidato democrata e ex-vice-presidente de Barack Obama venceu com ao menos 273 delegados, graças a uma vitória no importante estado da Pensilvânia, de acordo com os veículos CNN, NBC e CBS.

Ele se tornará o 46º presidente dos Estados Unidos.

Pela primeira vez na história, o país terá uma vice-presidente, Kamala Harris, de 56 anos, que também será a primeira negra a ocupar o cargo.

Donald Trump ainda não admitiu a derrota, e não está claro se ele continuará a contestar os resultados com base em alegadas fraudes, quando seu próprio lado já parecia resignado a quatro anos de presidência de Biden.

Ele será, assim, o primeiro presidente dos EUA a ser privado de um segundo mandato desde o republicano George H. W. Bush em 1992.

Independentemente do que Donald Trump diga, a data de posse do novo presidente está inscrita na Constituição: 20 de janeiro ao meio-dia. Até lá, os estados certificarão seus resultados e os 538 delegados se reunirão em dezembro para nomear formalmente seu presidente.

“As autoridades americanas são perfeitamente capazes de expulsar os intrusos da Casa Branca”, comentou esta semana o porta-voz de Joe Biden, Andrew Bates.

Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama de 2009 a 2017, apostou que uma campanha moderada com foco no trabalhador devolveria aos democratas as chaves da Casa Branca, e a aposta claramente valeu a pena.

Ele tirou de Donald Trump três estados industriais que escaparam de Hillary Clinton quatro anos atrás: Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, "o coração desta nação", disse ele na sexta-feira à noite.

Neste sábado, também liderava na Geórgia, Nevada e Arizona, de acordo com resultados parciais.

A apuração ocorre desde terça-feira nesses estados por conta do volume excepcional de cédulas enviadas por correio, método que foi incentivado pelo contexto de pandemia.

Na Pensilvânia, essas cédulas foram 80% a favor de Joe Biden, o que permitiu que ele superasse a liderança inicial do republicano.

No total, apesar da pandemia, a participação atingiu um recorde histórico na era moderna: cerca de 66% dos eleitores votaram, de acordo com o US Elections Project.

Joe Biden obteve mais de 74 milhões de votos, ante 70 milhões de Donald Trump, no total no país.

Esse "voto popular" não tem valor no sistema eleitoral americano, mas fortalece, segundo os democratas, a legitimidade política do próximo presidente.

"O presidente eleito Biden tem um mandato forte", disse a presidente democrata da Câmara, Nancy Pelosi, na sexta-feira. Mas seu poder seria muito limitado se o Senado permanecer controlado pelos republicanos. O suspense vai até o dia 5 de janeiro, data do segundo turno para senador pela Geórgia. (AFP)