Buscar no Cruzeiro

Buscar

BID lança aplicativo para América Latina

16 de Abril de 2020 às 00:01

Uma aliança liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançará o David-19, um aplicativo para combater a Covid-19 usando uma tecnologia blockchain que permitirá que os cidadãos latino-americanos compartilhem dados sobre o coronavírus para ajudar os governos, mas sem expor sua privacidade.

A iniciativa será lançada na próxima semana e busca -- por meio de uma campanha cidadã -- fornecer informações úteis aos governos na gestão da pandemia.

A ideia de David-19 é estabelecer um registro comum descentralizado sobre o status de cada usuário, se eles estiverem na fase de quarentena, ou de indefinição. Isso permitirá a geração de mapas de situações de risco, lançando as bases tecnológicas para o desenvolvimento de um “passaporte digital de saúde”.

A ideia surgiu de experiências lançadas na Ásia, especialmente um projeto de “rastreabilidade” em Singapura e uma estratégia de distanciamento social na Coreia do Sul. Ao contrário dessas ferramentas, porém, essa iniciativa solicita a participação voluntária e mantém o anonimato dos dados. (AFP)