Buscar no Cruzeiro

Buscar

Autoridades americanas esperam aumento de mortos nos incêndios

13 de Setembro de 2020 às 00:01

Autoridades americanas esperam aumento de mortos nos incêndios Na Califórnia há áreas inacessíveis sendo consumidas pelas chamas. Crédito da foto: David Mcnew / Getty Images / AFP

Autoridades americanas se preparam para “um número considerável de mortos” nos incêndios que devastam a costa oeste do País, enquanto dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas de seus lares diante da rápida propagação das chamas. O anúncio das autoridades foi feito ontem. Os incêndios já mataram mais de 30 pessoas no total.

Dezenas de incêndios arrasam os Estados de Washington, Oregon e Califórnia, desde a fronteira do Canadá até o México, alimentados por dias pela seca crônica e os fortes ventos. Mas estas condições têm dado um respiro. Mais de 20 mil bombeiros lutam contra as chamas e tinham a seu favor uma mudança no clima, para mais fresco e úmido, neste fim de semana.

No decorrer da semana o número de mortos deve aumentar já que as equipes de resgate não podem entrar em grandes áreas arrasadas pelas chamas.

“Nós estamos trabalhando a ideia de que há um número considerável de mortos, segundo o que sabemos sobre o número de edifícios destruídos”, disse Andrew Phelps, diretor dos serviços de gestão de emergências de Oregon.

Os incêndios já atingiram mais de 400 mil hectares do Estado, onde as equipes de resgate já contabilizaram três mortes e há dezenas de pessoas desaparecidas.

A Casa Branca anunciou ontem que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em campanha para as eleições presidenciais de 3 de novembro, visitará a Califórnia para supervisionar as obras de contenção.

Na Califórnia a área queimada este ano é 26 vezes maior do que a soma em 2019 no mesmo período, com mais de 4.000 estruturas destruídas e 60 000 pessoas retiradas de suas casas. (AFP)