Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atirador abre fogo, mata quatro pessoas na França e foge em seguida

11 de Dezembro de 2018 às 21:47

O Mercado de Natal de Estrasburgo, que começou em 1570, é um dos eventos sazonais mais populares da França. Crédito da foto: Frederick Florin / AFP

Dois agentes da polícia da França informaram que subiu para quatro o número de mortos no ataque de um homem armado que começou a disparar perto de um Mercado de Natal em Estrasburgo, na França, fronteira com a Alemanha. O suspeito foi ferido, mas está foragido.

Um dos policiais que tratou do caso, Stephane Morisse, afirmou que as autoridades foram à residência do suspeito, de 29 anos, e que ele teria laços com radicais. O homem não estava, mas a polícia encontrou explosivos no local.

Morisse afirmou que, após o ataque a tiros, soldados que faziam a guarda no mercado de Natal balearam e feriram o suspeito, que ainda assim conseguiu escapar. Uma investigação de terrorismo foi aberta para apurar o ataque, que paralisou parte da cidade.

O Mercado de Natal de Estrasburgo, que começou em 1570, é um dos eventos sazonais mais populares da França. A feira recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano, e é considerada uma das mais tradicionais da Europa.

O assassinato ocorreu na Place Kléber, perto do mercado natalino da cidade. Testemunhas disseram que o atirador havia disparado "várias vezes" em vários lugares diferentes. O Ministério do Interior francês descreveu-o como um "grave incidente de segurança pública".

O Parlamento Europeu está atualmente em Estrasburgo. Os eurodeputados receberam uma mensagem que aconselha as pessoas a "não saírem do local". "Como medida de precaução, tomamos a decisão de fechar o edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Pedimos que se mantenham calmos e seguros nas instalações", lê-se no comunicado. O local fica na região de Neudorf.

A prefeitura local escreveu em sua conta no Twitter que as pessoas devem evitar a área perto da sede da polícia da cidade.

Em um vídeo publicado por uma emissora de televisão francesa, é possível ver a polícia chegando à rua onde ocorre a feira natalina. Vídeos publicados na internet mostram pessoas fugindo e gritando

A França continua em alerta máximo após sofrer uma onda de ataques encomendados ou inspirados por militantes do Estado Islâmico em 2015 e 2016, que mataram mais de 200 pessoas. (Fonte Associated Press - Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos