Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após pagar fiança, Carlos Ghosn é libertado da prisão em Tóquio

06 de Março de 2019 às 09:30

O brasileiro foi proibido de sair do Japão - Foto: Kazuhiro Nogi/AFP (06/03/2019)

Após 108 dias preso em Tóquio, no Japão, o executivo franco-brasileiro Carlos Ghosn, de 64 anos, foi libertado nesta quarta-feira (6) sob fiança de U$S 9 milhões (cerca de R$ 34 milhões) e uma série de exigências. O ex-presidente da Nissan Motor deixou a prisão usando uniforme, gorro azul e máscara.

Ghosn foi indiciado por suspeita de fraudes e violação de instrumentos legais da empresa. A pena foi agravada pela quebra de confiança por transferir inadequadamente os fundos da Nissan. Em janeiro, o segundo pedido de liberdade, feito pela defesa de Ghosn, foi negado por um tribunal de Tóquio. Na ocasião os advogados prometeram apelar.

Após pagar fiança, Carlos Ghosn é libertado da prisão em Tóquio Ele deixou a prisão na manhã desta quarta (6) - Foto: Japan OUT/Jiji Press/AFP (06/03/2019)

Na terça (5), o Tribunal Distrital de Tóquio rejeitou os recursos da Promotoria contra a libertação de Ghosn e o pagamento de fiança. Foi seu terceiro pedido, mas primeiro com uma nova equipe jurídica que ele contratou no mês passado.

Pelos termos de fiança, Ghosn fica proibido de deixar o país e deve aderir às condições destinadas a impedi-lo de fugir ou destruir provas. Também precisa de aprovação do tribunal para participar de reuniões de diretoria na Nissan ou na Renault. Ele supervisionou a aliança entre as montadoras e a Mitsubishi Motors.

A Nissan e Mitsubishi retiraram Ghosn da presidência. A Renault o manteve na direção, mas ele renunciou em janeiro. (Agência Brasil)

Galeria

Confira a galeria de fotos