Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após incêndio, França começa a pensar na reconstrução de Notre-Dame

16 de Abril de 2019 às 08:38

As chamas se propagaram rapidamente - Foto: Ludovic Marin/AFP (15/04/2019)

O incêndio que arrasou parte da catedral de Notre-Dame de Paris foi apagado nesta terça-feira (16), mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França, que começa a planejar sua reconstrução.

Milhões de pessoas em todo o planeta acompanharam horrorizadas a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas, depois que o incêndio começou na parte superior da catedral gótica, destruindo parte do teto e sua emblemática flecha.

Na manhã desta terça-feira, o porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio está totalmente apagado. “Todo o fogo está apagado. Entramos na fase da perícia”, disse Gabriel Plus à imprensa diante da catedral.

As chamas se “propagaram muito rapidamente pelo conjunto do teto, em quase 1.000 metros quadrados”, explicou. “A tarefa dos bombeiros de Paris até esta manhã era preservar os dois campanários, Norte e Sul, para assegurar que as torres não fossem afetadas”.

Ainda não se sabe as causas do incêndio - Foto: Philippe Wojazer/Pool/AFP (15/04/2019)

O porta-voz dos bombeiros celebrou a “preservação dos campanários, das duas torres e das obras”. Agora os bombeiros vigiam as estruturas, sua movimentação e trabalham para “apagar os focos residuais”, completou. Ele também indicou que “parte da abóbada desabou na nave central” e que 100 bombeiros ainda estão mobilizados e permanecerão no local durante o dia.

Os bombeiros prosseguem com o trabalho diante dos olhares tristes de parisienses e turistas, que aproximaram para observar o estado da catedral, que fica no coração de Paris, às margens do rio Sena.

Pilhas de escombros

Plus detalhou um balanço material dramático: “todo o teto foi atingido, parte da abóbada caiu, a flecha não existe mais”. As duas torres emblemáticas permaneceram de pé, assim como a grande rosácea da fachada sul, mas uma porta parcialmente aberta permitiu observar uma pilha de escombros e algumas vigas no chão.

O secretário de Estado francês do Interior, Laurent Nuñez, afirmou que a questão agora é “saber como vai resistir a estrutura”.

Reconstrução

Nuñez anunciou uma reunião com especialistas e arquitetos para tentar determinar “se a estrutura é estável e se os bombeiros podem avançar no local para continuar sua missão”.

Os bombeiros já entraram durante a noite “com muita coragem” nas torres para combater a tragédia por dentro e “evitar justamente que desabassem”, explicou o ministro.

Macron afirmou que irá trabalhar para a reconstrução - Foto: Philippe Wojazer/Pool/AFP (15/04/2019)

“O pior foi evitado”, afirmou o presidente Emmanuel Macron diante da catedral. “Nós vamos reconstruir”, completou, visivelmente emocionado. Restaurar o edifício levará anos de obras, indicou o novo presidente da Conferência Episcopal da França, Eric de Moulins-Beaufort.

O fogo queimou a base de madeira do teto de mais de 100 metros de comprimento, conhecido como “o bosque” pelo grande número de vigas que foram utilizadas para sua instalação, assim como o pináculo (a flecha) de 93 metros de altura, um dos símbolos de Paris.

O incêndio está potencialmente ligado às obras de restauração do teto e o Ministério Público abriu uma investigação judicial por ‘destruição involuntária‘. A catedral de Notre-Dame, cuja construção começou no século XI, é parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. É o monumento histórico mais visitado da Europa, recebendo cerca de 13 milhões de visitantes por ano.

Apoio do papa

O papa Francisco “está com a França e reza pelos católicos franceses e a população parisiense”, escreveu no Twitter o diretor da sala de imprensa do Vaticano. “Reza por todos os que se esforçam para enfrentar a situação dramática”, completou Alessandro Gisotti.

A prefeitura de Paris iniciou uma operação para salvar todas as obras de arte. A coroa de espinhos e a túnica de São Luís, duas das relíquias mais importantes, estão resguardadas, segundo o monsenhor Patrick Chauvet, reitor da catedral.

A Fundação do Patrimônio, organização privada que trabalha para proteger o patrimônio francês, iniciará uma campanha de “arrecadação nacional” para a reconstrução da catedral. As famílias Arnault e Pinault, duas das mais ricas do país, anunciaram a liberação de 200 e 100 milhões de euros para a reconstrução, respectivamente.

A catedral recebe cerca de 13 milhões de visitantes por ano - Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP (15/04/2019)

Durante a noite, centenas de pessoas se reuniram para rezar diante da catedral, algumas sem conseguir conter as lágrimas. Também aplaudiram a passagem dos bombeiros.

Paris mudará

“A fisionomia de Paris mudará, é terrível”, lamentou Marie, uma aposentada, sobre a catedral retratada por Victor Hugo em “Nossa Senhora de Paris: O Corcunda de Notre-Dame”.

“É incrível ver um fervor semelhante e tantas pessoas. Estávamos em comunhão com milhões de cristãos no mundo”, resumiu Etienne Vermersch, um católico praticante.

Notre-Dame acompanhou a história de Paris desde a Idade Média. Seus sinos anunciaram, em 24 de agosto de 1944, a libertação do jugo nazista e no templo aconteceram os funerais de vários chefes de Estado, como Charles de Gaulle e François Mitterrand. (Anna Pelegri - AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos