Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após 2 meses, Portugal reabre museus, terraços e escolas

06 de Abril de 2021 às 00:01

Após 2 meses, Portugal reabre museus, terraços e escolas Grupo comemora na varanda de um restaurante em Lisboa. Crédito da foto: Paulo Mumia / Enquadrar / Estadão Conteúdo

Museus, varandas de cafés e escolas de ensino médio de Portugal voltaram a abrir, ontem (5), após dois meses de fechamento, na segunda fase do plano de desconfinamento do país, duramente atingido pela Covid-19 no início do ano. Depois da reabertura das escolas primárias em 15 de março, nesta segunda-feira foram os alunos do ensino médio que voltaram às salas de aula. “Vamos virar uma página na esperança que não seja necessário um retrocesso”, comemorou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os demais setores que retomarem as atividades deverão seguir rígidas normas sanitárias. As reuniões estão limitadas a quatro pessoas por mesa nos terraços, e os museus terão de adaptar seus horários. Nas academias, as aulas coletivas não estão autorizadas.

“Este leve retorno à normalidade acontece no momento certo. Estávamos cansados do confinamento”, disse Pedro Rosa, um funcionário público de 48 anos ao tomar seu café sozinho na área externa de um estabelecimento do centro turístico de Lisboa.

“Para mim, este é o melhor dia do ano, me faz lembrar a que ponto Lisboa é magnífica”, declarou Vadim Mirigim, um turista russo de 51 anos entre os poucos visitantes que puderam atravessar esta manhã as muralhas do castelo São Jorge, fortaleza com vista para os bairros históricos da capital portuguesa e entre os monumentos mais visitados do país. (Das agências internacionais)