Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alemanha cria terceira opção de gênero para identificação oficial

15 de Agosto de 2018 às 10:51

Folhapress

O gabinete de ministros da Alemanha aprovou nesta quarta-feira (15) uma terceira opção de gênero para identificação oficial, atendendo a determinação da Corte Constitucional Federal. Agora, alemães podem se identificar em documentos como homem, mulher ou diverso.

Em novembro, a corte decidiu que as pessoas poderiam se registrar nem como homem nem como mulher, e que para isso o governo deveria retirar a opção de gênero dos documentos ou permitir que as pessoas pudessem escolher "outra designação positiva para seu sexo que não seja masculino ou feminino".

A decisão se baseou em caso de cidadão que havia tentado sem sucesso mudar seu registro de nascimento de "feminino" para "inter/diverso" ou "diverso". Até agora, a única opção era deixar a opção em branco.

O reclamante forneceu análises genéticas que mostravam um cromossomo X, mas nenhum cromossomo determinante de sexo. Mulheres têm dois cromossomos X, enquanto homens tem um X e um Y. A decisão do gabinete ainda precisa passar pelo Parlamento.