Buscar no Cruzeiro

Buscar

50% dos israelenses já tomaram a 1ª dose

27 de Fevereiro de 2021 às 00:01

50% dos israelenses já tomaram a 1ª dose Crédito da foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Mais da metade da população israelense recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, informou o Ministério da Saúde de Israel ontem (26) -- 4,65 milhões dos 9,29 milhões de habitantes.

Israel lançou uma vasta campanha de vacinação em 19 de dezembro, graças a um acordo com o laboratório Pfizer, que abastece rapidamente o país em troca de dados biomédicos sobre o efeito da vacina.

A primeira dose da dupla Pfizer e BioNTech tem uma eficácia de 85% de duas a quatro semanas após sua aplicação, disse na semana passada o hospital Sheba de Israel, em um estudo publicado na revista científica The Lancet.

A vacina Pfizer também é 94% eficaz contra os casos sintomáticos de Covid-19, de acordo com um estudo realizado com 1,2 milhão de pessoas em Israel e publicado na quarta-feira, confirmando os dados publicados no país.

“Essa é a primeira prova validada pelos pares sobre a eficácia de uma vacina nas condições do mundo real”, disse à AFP Ben Reis, um dos autores do estudo publicado no New England Journal of Medicine.

De toda a população de Israel, 35% já receberam a segunda dose da vacina com uma taxa superior a 85% entre as pessoas de 70 anos, ou mais, segundo o Ministério. (AFP)