No telão
Estreia nesta quinta (21) filme sobre a dupla Claudinho e Buchecha
"Nosso sonho" conta história da parceria interrompida após um trágico acidente
Duas décadas após o trágico acidente que vitimou Claudinho, dando fim a dupla com Buchecha, em 2002, chega hoje (21) aos cinemas de todo Brasil a cinebiografia “Nosso Sonho”, em homenagem a uma das canções mais conhecidas dos músicos. A obra é vista, inclusive, como uma das melhores do ano no cenário nacional, tanto que foi pré-selecionada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais na categoria de Melhor Filme Internacional para o Oscar do ano que vem, mas perdeu para “Retratos fantamas”. Os cinéfilos de Sorocaba e região podem conferir, ainda, filmes e documentários de diversos gêneros, como violência sexual, ação, animação infantil e MPB.
Os atores Lucas Penteado e Juan Paiva dão vida aos protagonistas Claudinho e Buchecha, respectivamente. No longa, o público acompanha, a partir do ponto de vista de Buchecha, a amizade entre os dois -- que começou ainda na infância -- e se transformou em um poderoso combustível para a superação de desafios e para diversas conquistas da dupla, incluindo o status de maiores fenômenos do funk melody nacional de todos os tempos. A direção é de Eduardo Albergaria. Sobre a obra, o diretor resume “ é uma história universal sobre dois meninos”.
Outro filme que chama a atenção na programação sorocabana é “Som da liberdade”. Com um tema sensível, mas de importância, o longa aborda o tráfico sexual infantil. Apesar de estar envolto de polêmicas, desde sua produção e apoio para o lançamento, duas semanas após o lançamento nos Estados Unidos, a renda tem surpreendido. Segundo apuração do canal CinePop, com arrecadação global de US$ 210,5 milhões, a produção se tornou a 17ª maior bilheteria do ano -- superando blockbusters como “Shazam! Fúria dos deuses”.
Baseado na história real de Tim Ballard -- um ex-agente do governo americano responsável por uma missão de resgate de centenas de crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia -- a obra mostra uma de suas incumbências ao tentar salvar a irmã de um garotinho que também era refém da prática criminosa. O papel principal fica a cargo do ator Jim Caviezel.
Ação
O quarto filme da franquia “Os mercenários” chega nove anos depois do último filme. Com um elenco de peso, a contar por Sylvester Stallone -- que participou dos outros três -- o longa segue com o enfrentamento a um traficante de armas. Mas, dessa vez, a equipe se junta, pela primeira vez, com uma nova geração de estrelas que promete atualizar o significado do grupo.
Infantil
Para toda família, a opção da semana é “Os peludos: Guardiões do lar”. De origem russa, a animação infantil aborda o trabalho dos Finns, que são como guardiões das casas. Porém um deles, Finnick foge do que é esperado para o serviço. Em uma de suas presepadas encontra Christine, uma garota de 13 anos. Apesar de diferentes, eles decidem se unir para resolver o mistério que está ocorrendo na cidade em que vivem.
Documentário
Não há quem não ouviu, ao menos, uma vez, alguma canção de Elis Regina e Tom Jobim. Pois na nova produção documental de Roberto de Oliveira, intitulada “Elis e Tom: Só tinha que ser com você”, os dois cantores da MPB cantam juntos. As imagens nunca mostradas publicamente, representam os ensaios em Los Angeles, nos Estados Unidos, para o álbum lançado em 1974. (Thaís Marcolino)