Buscar no Cruzeiro

Buscar

Verdão mira os líderes

20 de Setembro de 2020 às 00:01

Verdão mira os líderes Recuperado de lesão na coxa esquerda, o zagueiro e capitão Felipe Melo pode voltar hoje a jogar pelo Palmeiras. Crédito da foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras (23/7/2019)

A crise do Grêmio é o trunfo para o Palmeiras se dar bem em Porto Alegre, hoje (20), às 16h, pelo Brasileirão. Invicto, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo vive tranquilidade que lhe permite estar confiante para se aproveitar do péssimo momento da equipe gaúcha.

A vitória na Arena do Grêmio faria o Palmeiras conseguir encostar nos líderes da competição. E crer no resultado positivo mesmo longe de São Paulo parece possível. O Alviverde tem se saído muito bem longe dos seus domínios. Nas últimas cinco partidas como visitante, foram quatro vitórias -- três delas pelo Campeonato Brasileiro e a outra pela Copa Libertadores, na altitude de La Paz.

O aparente favoritismo palmeirense para a partida em Porto Alegre aumenta principalmente pelo momento ruim do Grêmio. A campanha abaixo do esperado no Brasileiro e a derrota no meio de semana para a Universidad Católica, pela Libertadores, levaram o time a ser recebido com protestos no retorno para casa. O presidente Romildo Bolzan demitiu o diretor executivo de futebol, Klauss Câmara, e avalia novas mudanças.

Em situação oposta à essa crise, o Palmeiras voltou da Bolívia com a vaga praticamente certa nas oitavas de final da competição continental e com alguns jogadores recuperados. O volante Patrick de Paula, o meia Lucas Lima e o atacante Luiz Adriano apresentaram elevado desgaste muscular e não atuaram em La Paz. Mesmo assim o time ganhou por 2 a 1 e o trio agora está à disposição.

A grande novidade deve ser o retorno do zagueiro e capitão Felipe Melo. A última partida dele foi a final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians. Desde então o defensor passou por um longo processo para se recuperar de lesão na coxa esquerda. Para readquirir o ritmo de jogo, ele até treinou com o elenco sub-17 do clube na última semana ao lado do filho, Linyker, que é lateral-direito e integra as categorias de base.

No Grêmio, o técnico Renato Gaúcho vive intensa pressão. “Se achar que estou atrapalhando, vou ser o primeiro a sair. Ainda mais no clube que amo, que me dedico há quatro anos”, disse na sexta-feira. A situação é tão tensa que o foco do time está dividido entre se recuperar da campanha irregular no Campeonato Brasileiro e se preparar para o clássico decisivo da próxima quarta contra o Internacional, pela Copa Libertadores.

Para piorar, o treinador tem uma lista grande de desfalques. Maicon, Jean Pyerre, Pepê, Victor Ferraz, Guilherme Guedes, Kannemann e Pedro Geromel estão machucados. Luiz Fernando está suspenso. Geromel foi o último a se machucar. Ele sentiu dores musculares na partida em Santiago e ainda se sabe quando tempo vai ficar parado. Sem ele e Kannemann, a zaga será totalmente reserva. Everton, que não jogou pela Libertadores, volta a ficar disponível, e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, recém-chegado do Palmeiras, pode estrear contra o ex-time. (Ciro Campos - Estadão Conteúdo)

GRÊMIO x PALMEIRAS

Grêmio - Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz (Rodrigues) e Diogo Barbosa (Cortez); Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique, Alisson, Isaque (Robinho) e Everton; Diego Souza (Isaque). Técnico: Renato Gaúcho

Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Bruno Henrique e Lucas Lima; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Árbitro - Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Local - Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)Horário - 16h