Trezentos paratletas participam de evento de abertura da Paralimpíada
A cerimônia de abertura aconteceu no Palácio dos Tropeiros. Crédito da foto: Divulgação / Secom (4/11/2019)
Desta terça-feira (5) até quinta-feira (7), 300 pessoas com algum tipo de deficiência participam da 1ª Paralimpíada de Sorocaba nos Centros Esportivos da Vila Gabriel e do Jardim Simus e na clínica e escola Integrar.
A cerimônia de abertura da competição foi realizada nesta segunda-feira (4) no pátio do Palácio dos Tropeiros e contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, do titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Simei Lamarca; além de secretários municipais, vereadores e patrocinadores do evento.
O evento esportivo objetiva dar maior visibilidade, integração e socialização das Pessoas com Deficiência (PcD). Os paratletas disputarão provas de atletismo, futsal (exibição), tênis de mesa, damas, queimada e arremesso ao cesto.
A Semes começou a planejar ações direcionadas ao público com deficiência física, motora ou intelectual há cerca de dois anos. O trabalho tem sido realizado por meio de atividades nos centros esportivos e em espaços públicos que permitam maior acessibilidade.
“O Esporte modifica vidas, por isso vamos incentivar cada dia mais para que essas pessoas comecem a praticar uma atividade, disse o secretário Simei Lamarca. “Começar a semana com um evento tão importante como esse é ter a certeza que teremos dias maravilhosos. Esta será a primeira de muitas paralimpíadas”, prometeu a prefeita Jaqueline Coutinho. (Da Redação)