Buscar no Cruzeiro

Buscar

Torneio Cruzeirinho 2018 é aberto oficialmente

01 de Setembro de 2018 às 16:11

Na abertura do evento, personalidades do esporte que têm história com o Cruzeirinho foram homenageadas. Crédito da foto: Fabio Rogerio

Com mensagens que priorizam o esporte como instrumento de formação para a infância e juventude, o 38º Torneio de Futsal para Crianças e Adolescentes, o Cruzeirinho 2018, foi aberto oficialmente na manhã deste sábado (1º), em solenidade no teatro do Sesi Sorocaba. A bola começa a rolar para valer domingo (2) com jogos da categoria Sub-8.

No evento, um congresso entre os técnicos discutiu as informações do calendário de jugos e categorias. As atletas do basquetebol brasileiro Vânia e Vanira Hernandes, que são irmãs gêmeas e também professoras de Educação Física, apresentaram palestra para o público que prestigiou a abertura do torneio.

O presidente do Panathlon Internacional - Distrito Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza, o Pedrinho, apresentou em sua mensagem o conceito da entidade contido em carta sobre os deveres dos pais e os direitos da criança no esporte.

Entre os deveres dos pais está o de que a escolha da disciplina preferida pertence aos filhos, com total autonomia e sem restrições, e evitar pesadas atividades competitivas até os 14 anos. E à criança devem ser assegurados os direitos de se divertir e brincar, praticar esporte e se beneficiar de ambiente sadio, entre outros itens.

O ex-jogador da seleção brasileira de futebol Paraná (Ademir de Barros), também diretor do Panathlon Brasil, estava presente na abertura do torneio. O Cruzeirinho 2018 é realizado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), com organização da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), patrocínio da Sorosilk Camisetas para Vencedores, Casa do Construtor Aluguel de Equipamentos e Colégio Salesiano de Sorocaba.

Homenagens

Na abertura do evento, representando o jornal Cruzeiro do Sul, o executivo de negócios José Antonio Antunes, e representando a Prefeitura, e o secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, cumprimentaram o público composto de técnicos que vão atuar nos jogos, familiares e convidados.

o dirigente esportivo Ronaldo Dias Lopes, Virgilio dos Santos Filho (da Pizzaria Virgilio, representado pela família), André de Souza Bom e Antonio Carlos Silvano (Associação Sorocabana de Futsal), representado pelo filho, o vereador Silvano Júnior. Profissionais de educação física também receberam homenagens pelo dia da categoria, comemorado ontem. A apresentação musical ficou por conta do Grupo Samba Rasgado.

Ronaldo Dias Lopes, de 68 anos, levou em conta que o Cruzeirinho, ao reunir toda a família no torneio, é uma ferramenta para a educação integral das crianças. Ele participou do torneio como técnico e seus dois filhos, Ronaldo Dias Lopes Filho, estiveram na competição como jogadores desde a categoria mamadeira. “O mais importante é que os amigos que eles fizeram nos torneios estão com eles até hoje”, disse o pai.

Histórias e emoções

Técnicos que fazem história no Cruzeirinho têm exemplos de trabalhos social e comunitário. Técnico de futsal e funcionário público municipal, Braz Maciel, de 52 anos, participa do Cruzeirinho há 15 anos e atualmente treina 70 meninas de 10 a 16 anos no bairro do Éden e com elas forma três equipes de futsal. Elas foram selecionadas nos jogos escolares e têm origens em bairros como Habiteto, Jardim Nova Esperança e Vila Barão.

Segundo ele, o Cruzeirinho é “oportunidade única para a socialização delas”. Sobre os resultados, ele conta que foi desse trabalho que surgiu a jogadora de futsal Regiane do Amaral, terceira goleira da seleção brasileira de futsal e considerada a oitava melhor goleira de futsal do mundo. Uma das meninas também participa dos jogos regionais infantis sub-20.

O técnico Cristiano Brasília, de 41 anos, se surpreendeu quando o filho Matheus Soares, de 16 anos, formou uma equipe de futsal e incumbiu o pai de treinar os jogadores. O time foi criado no último dia do prazo para as inscrições ao Cruzeirinho. “Entramos mais para participar, se divertir e saber que no futebol a gente ganha e perde, assim como na vida”, disse Cristiano. Ele disse que o futsal também é base para os jogos de campo: “Ajuda na marcação, ajuda a driblar e pensar mais rápido.”