Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tóquio divulga medidas sanitárias para testes da Olimpíada

29 de Março de 2021 às 11:48

Medidas divulgadas visam conter a expansão do coronavírus antes da realização dos Jogos. Crédito da foto: AFP

A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 apresentou nesta segunda-feira (29) medidas sanitárias que permitirão iniciar, no próximo fim de semana (3 e 4 de abril), os primeiros eventos-teste desde o adiamento do evento, no ano passado, devido à pandemia da Covid-19. A Olimpíada será realizada entre 23 de julho e 9 de agosto deste ano.

O ensaio geral do que será a competição foi realizado de 6 a 8 de março, antes que a situação sanitária voltasse a se deteriorar com a expansão do coronavírus. Até o início dos Jogos, serão 18 competições no programa, 14 sob comando do Comitê Organizador, começando com o rúgbi em cadeira de rodas, nos próximos sábado e domingo.

Entre as medidas, estão a limitação de contatos e saudações com as mãos, além de manter distância de um metro caso o afastamento de dois metros não seja possível, conforme anunciou Hidemasa Nakamura, um dos responsáveis pela organização, nesta manhã. Além disso, gritos de apoio serão proibidos, e as áreas comuns serão ventiladas a cada meia hora.

Neste mês, ficou decidido que não haverá a presença de espectadores estrangeiros na Olimpíada de Tóquio, uma medida inédita na história da competição. As provas-teste de atletismo, programadas para 9 de maio, serão as únicas a receber atletas estrangeiros e espectadores nas arquibancadas. (Da Redação, com informações da AFP)