Tóquio 2020 reinicia agenda de eventos-teste em março
Símbolo olímpico em rua de Tóquio. Crédito da foto: Philip Fong / AFP (27/3/2020)
A pouco menos de oito meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados para o ano que vem por causa da pandemia do novo coronavírus, o Comitê Organizador começou a definir os detalhes para o evento.
Ontem foi divulgada uma versão atualizada do calendário de eventos-teste para a competição, que começará no dia 23 de julho. De acordo com a nova programação, haverá eventos-teste para 18 modalidades, porque a maioria já havia acontecido antes da decisão do adiamento. Em 2021, a maior parte dos testes olímpicos acontecerá em março e maio.
“Em resposta à situação do Covid-19, implementaremos medidas preventivas contra infecções e planejamos realizar testes abrangentes de vários aspectos do gerenciamento do local, incluindo o manuseio de espectadores em eventos de teste selecionados”, informou o Comitê Organizador em um comunicado oficial.
O primeiro deles será voltado ao nado artístico, de 4 a 7 de março, no Centro Aquático recentemente inaugurado para a Olimpíada. Depois se seguirão, pela ordem, os testes de polo aquático (10 e 11 de abril), saltos ornamentais (18 a 23 de abril), rúgbi (22 de abril), natação (24 e 25 de abril), ciclismo BMX (24 e 25 de abril), ciclismo de pista (25 de abril), natação paralímpica (26 de abril), tiro (26 a 30 de abril), skate (28 e 29 de abril), vôlei (1 e 2 de maio), ginástica artística (4 de maio), ginástica rítmica (8 de maio), atletismo (9 de maio) e basquete 3x3 (14 a 16 de maio).
Os eventos-testes do rúgbi em cadeira de rodas, atletismo paralímpico e maratona ainda terão as datas definidas. (Estadão Conteúdo)