Buscar no Cruzeiro

Buscar

Times da Série C pedem agenda de retorno igual à da elite do Brasileiro

02 de Julho de 2020 às 00:01

Série C quer agenda igual à elite Equipe sorocabana está há 107 dias sem treinos coletivos ou jogos. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (26/2/2020)

Representantes dos 20 clubes participantes da Série C do Campeonato Brasileiro -- que inclui o São Bento -- divulgaram nesta quarta-feira (1) uma nota se posicionando favoravelmente ao retorno da divisão na mesma data prevista para os clubes das séries A e B.

“Em comum acordo, (os clubes) se reuniram e elaboraram um protocolo encaminhado à CBF, comunicando que todos são favoráveis ao retorno da competição na mesma data prevista para os clubes das séries A e B”, diz a nota.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinalizou que a primeira divisão nacional pode começar no dia 9 de agosto. Já a segunda divisão tem previsão para iniciar no dia 8 de agosto. Até o momento, a terceirona não tem data para o pontapé inicial.

No documento apresentado, as equipes reforçam que a preocupação é a saúde dos atletas. “Nos comprometemos a seguir com responsabilidade os protocolos de higienização, bem como cumprirmos as exigências estabelecidas pela CBF para a rotina de treinos e jogos”, destaca o comunicado conjunto.

Protocolo questionável

Em reportagem publicada no jornal Cruzeiro do Sul no dia 11 de junho, o presidente beneditino, Márcio Rogério Dias, se mostrou reticente sobre a eficácia do protocolo proposto pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e também sobre os custos para a adequação.

“O São Bento hoje, neste momento, não tem como cumprir estes protocolos sanitários exigidos. E, se o fizermos, quem garante a sua eficácia? Não tenho como controlar a vida dos atletas fora da rotina de treinamentos e jogos”, afirmou.

As medidas propostas pela CBF e pela FPF são similares. A entidade máxima de futebol pontua, inclusive, a necessidade da realização de testes de Covid-19 em jogadores e funcionários do clube. “O departamento médico deverá solicitar a aquisição de testes para avaliação inicial antes da fase de início dos treinamentos individuais ou em pequenos grupos”, pontua no capítulo 10, intitulado “Fase Preliminar”.

Na nota, os clubes da Série C ressaltam, também, a necessidade de uma nova ajuda financeira da CBF, que viabilizou a todos os participantes da terceira divisão uma doação de R$ 200 mil, no mês de abril. “Comunicamos também a solicitação de uma nova ajuda financeira, tendo em vista as adversidades enfrentadas pelos gestores para o pagamento dos salários de atletas, funcionários e colaboradores nos meses de junho e julho”, conclui o ofício.

Segundo as equipes, o pedido “se embasa no entendimento da própria CBF, ciente das dificuldades de honrarmos os contratos e compromissos, já que tivemos grande perda de receita (patrocínios, sócios etc.).”

Inatividade

O São Bento está há 107 dias sem treinamentos coletivos ou jogos. Os jogadores permanecem desenvolvendo atividades individuais com monitoramento do departamento físico.

Sorocaba voltou à fase 1 do Plano São Paulo, elaborado pelo governo estadual. No atual estágio, são permitidas apenas as atividades essenciais. Para voltar, o Bentão necessitaria de uma liberação especial do poder público. Até ontem, a cidade contabilizava 5.672 casos de Covid-19 e 130 mortes. (Zeca Cardoso)