Buscar no Cruzeiro

Buscar

Times da A2 aguardam sinal para começar reconstrução

10 de Junho de 2020 às 00:01

Times da A2 aguardam sinal para começar reconstrução Elenco do São Bento é dos que sofreram menos baixas na quarentena. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (26/2/2020)

A Série A2 do Campeonato Paulista está paralisada desde o dia 15 de março e ainda não tem uma data para retorno. A única posição da Federação Paulista de Futebol (FPF) até o momento é que a competição será encerrada dentro de campo.

Porém, dos 16 clubes participantes, grande parte teve os contratos dos seus jogadores encerrados. Poucos fogem à regra, como o São Bento, que teve apenas cinco baixas durante a quarentena. O Azulão é nono colocado, com 18 pontos -- cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.

O líder da competição é o São Bernardo. Com 22 pontos. Foram seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Os pilares do elenco foram mantidos, como o artilheiro do time, com seis gol, Marlyson, e o zagueiro Guilherme Mattis, que passou pelo São Bento no ano passado.

A segunda colocação é do Taubaté, que tem 21 pontos: seis vitórias, três empates e três derrotas. A maioria dos jogadores teve os vínculos encerrados no dia 30 de abril, mas a diretoria informou que pretende retomar o torneio com o mesmo elenco.

A Portuguesa Santista aparece na terceira posição. São 20 pontos conquistados em seis vitórias, dois empates e quatro derrotas. O clube do litoral terá Elder Campos como técnico, já que dispensou o antigo comandante, Sérgio Guedes, e 17 atletas do elenco.

Na quarta colocação, com 19 pontos, está o Monte Azul, com cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Até agora, 15 jogadores tiveram os contratos encerrados. A diretoria busca recursos financeiros para manter os atletas na sequência da disputada.

Com campanha idêntica, o XV de Piracicaba -- quinto colocado -- garantiu a permanência da maioria do seu elenco. O técnico Tarcísio Pugliese contará com dois goleiros, três laterais, cinco zagueiros, quatro volantes, três meias e seis atacantes para finalizar a competição.

O São Caetano aparece em sexto lugar -- 18 pontos, com cinco vitórias, três empates e quatro derrotas. O clube, que chegou a desistir da disputa da Série D do Brasileiro mas voltou atrás, manteve a base de jogadores e segue os treinamentos de maneira online.

Em situação semelhante à do Azulão do ABC Paulista, está o Juventus, do bairro da Moóca, em São Paulo, que aparece na sétima posição.

Outro com a mesma pontuação de São Caetano e Juventus, a Portuguesa está na oitava colocação. O clube além de conseguir manter o elenco, anunciou a contratação de Anselmo, de 39 anos. Revelado pelo Palmeiras, o jogador estava no Club Sportivo Sergipe e marcou cinco gols em oito jogos.

Na décima posição está o Osasco Audax. O clube se respaldou na Medida Provisória 936, que permite suspender contratos. Porém, deverá contar com a grande maioria do elenco na retomada.

Já o Atibaia, décimo primeiro colocado, com 15 pontos -- três vitórias, cinco empates e quatro derrotas -- teve os vínculos com os atletas encerrados. Apenas os oriundos da base ainda estão sob contrato. A diretoria pretende chegar a um acordo com a maioria dos jogadores assim que for definida a retomada.

O Sertãozinho aparece na décima segunda posição, com 14 pontos -- duas vitórias, oito empates e duas derrotas. Em entrevista o site Escanteio SP, o atacante Magrão afirmou que os jogadores não recebem desde março e não têm nenhum posicionamento da diretoria.

O Rio Claro, que está na décima terceira colocação, com 13 pontos -- três vitórias, quatro empates e cinco derrotas -- já perdeu 16 atletas do elenco. A estratégia da diretoria é a mesma da maioria dos clubes: aguardar uma data para negociar com os jogadores.

Na décima quarta posição, aparece o Red Bull Brasil -- 10 pontos, com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. O clube conta com a grande maioria de jogadores das categorias de base e não teve perdas significativas no plantel.

Dentro da zona de rebaixamento, estão Penapolense e Votuporanguense. Ambos com 9 pontos -- duas vitórias, três empates e sete derrotas. Ambos perderam a maior parte do elenco e aguardam definição sobre o retorno da A2 para remontar o elenco. (Zeca Cardoso)