Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo extra é oportunidade para estudar, diz Ricardinho

05 de Abril de 2020 às 00:01

Tempo extra é oportunidade para estudar, diz Ricardinho Planet Awards coloca o técnico da equipe sorocabana no ranking dos melhores do mundo. Crédito da foto: Divulgação / Magnus

O Magnus Futsal é comandando pelo sétimo melhor técnico do mundo. Ricardinho foi indicado à premiação Futsal Planet Awards, a mais tradicional da modalidade, promovida pela revista Futsal Planet e chancelada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O treinador sorocabano conversou com a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul por aplicativo de mensagem. Ele revelou que, no tempo livre em isolamento social, em função da pandemia do coronavírus, os estudos do futsal fazem parte da sua rotina.

“Toda hora temos que estar nos reinventando, estudando e atualizando. Eu procuro, nesse tempo, trabalhar, estudar, ver muitos jogos. (Estou) Vendo (também) questões de treinamentos, para quando voltarmos, estarmos com força total”, falou.

Mas não está só aperfeiçoando os conhecimentos na modalidade que faz parte de toda a sua vida. Ricardinho voltou para a sala de aula, claro, de forma virtual. Os estudos da língua inglesa também ocupam a sua agenda diária.

“Estou fazendo aulas de inglês três horas por dia. Estou aprimorando o meu inglês, que é muito importante. Nunca tive esse tempo vago. Então, eu, particularmente, estou me afundando nas aulas de inglês”, comentou.

Em meio ao tempo livre, algo raro para os profissionais do esporte de alto rendimento, o Magnus segue com os treinamentos. Sob a supervisão do preparador físico Mauro Sandri, os atletas treinam de uma maneira online.

“O Mauro está fazendo um trabalho ótimo online, via aplicativo, para que eles se exercitarem, mas não tenha dúvida que (mesmo assim) vão perder muito do que a gente fez. Praticamente 60%, 70% da pré-temporada vai embora”, revelou.

A perda revelada por Ricardinho é da parte técnica, que impacta diretamente em seu trabalho. É claro que os jogadores terão perdas significativas dentro de quadra, com a qualidade do jogo propriamente dito.

“Na minha parte é muito complicado. É óbvio que os jogadores perdem toda a parte técnica. Se o jogador fica três, quatro dias sem treinar, já sente. Imagina ficar todo esse tempo e ainda não temos a previsão de voltar”, avaliou.

Mas o comandante do Magnus ressaltou a importância de seguir a orientação dos órgãos de saúde. O isolamento social é importante para garantir a saúde da maioria das pessoas. O futsal fica, neste momento, em um segundo plano.

“Temos que prezar pela nossa saúde, pela integridade física de todo o elenco, da comissão técnica, de todos que trabalham. Temos que cuidar das nossas famílias. É importante a gente estar pronto para isso. O resto do jogo, a gente recupera”, pontuou.

Os profissionais do esporte de alto rendimento estão acostumados com a pressão. Por vitórias, conquistas, resultados. Ainda não existe uma perspectiva sobre a volta dos jogos. Será que quando as partidas voltarem, os fãs irão apreciar mais o jogo do que cobrar?

“Isso é uma coisa muito relativa, a cobrança por resultado sempre vai existir. Ainda mais nas equipes de alto rendimento. A partir do momento que param, os atletas ficam loucos para voltar e a cobrança pelo resultado vai (voltar a) acontecer naturalmente”, respondeu.

E Ricardinho ainda falou sobre a importância da cobrança para as equipes profissionais. Essa exigência, da maneira correta, pode ser transformada em incentivo para os atletas. “A cobrança, desde que seja sadia, é uma coisa importante, pois motiva demais o elenco.”

Carreira

Ricardinho, como jogador profissional, encerrou a carreira de atleta vestindo a camisa do Magnus. Em Sorocaba, venceu o Mundial de Clubes, a Libertadores, a Liga Nacional e o Paulista. Marcou o primeiro gol da história da equipe.

Em 2014, marcou o primeiro da vitória, por 4 a 1, contra o River Plate. Com a carreira encerrada em 2016, a oportunidade surgiu para ser auxiliar-técnico na equipe sorocabana, em 2017. No ano seguinte, assumiu o cargo de treinador.

Na primeira temporada, conquistou o título do Mundial de Clubes, o segundo dos sorocabanos, e ficou com o terceiro lugar da Liga Nacional de Futsal (LNF). Em 2019, venceu de novo o Mundial, e foi vice-campeão da LNF.

Com a temporada sendo retomada, Ricardinho terá a oportunidade de comandar a equipe em mais uma Liga, no Campeonato Paulista e nos Jogos Regionais e Abertos. O Mundial de Clubes 2020 ainda não foi confirmado, mas deve ser cancelado. (Zeca Cardoso)