Buscar no Cruzeiro

Buscar

Talentos de ‘molho’

29 de Maio de 2020 às 00:01

Talentos de ‘molho’ O fixo Lucas Gomes é um dos seis promovidos da base para o time principal do Magnus Futsal nesta temporada. Crédito da foto: Guilherme Mansueto / Divulgação Magnus Futsal

Conquistar um contrato profissional é o objetivo de todo jogador que está na etapa final da sua formação como atleta de futsal. A categoria Sub-20 é o último estágio antes de atingir a meta para alcançar o primeiro time. Na atual temporada, seis jogadores do Magnus Futsal conquistaram esse objetivo. O goleiro Caio, o fixo Lucas Gomes, os alas Ricardinho e Pedrinho e os pivôs Israel e Alisson agora fazem parte exclusivamente do elenco de profissionais.

Todos eles, aos 21 anos, são integrantes do time tricampeão do mundo. A ansiedade para dar os primeiros passos no profissionalismo já seria natural. Com a paralisação de jogos e treinos, ela aumenta ainda mais. “Sim, é bastante natural, e posso dizer que a ansiedade aumentou.Acredito que se nós estivéssemos jogando, eu estaria mais tranquilo. Agora, com a paralisação, a sensação aumenta por não estar jogando”, confessou Lucas Gomes.

Mesmo na categoria de base, os jovens atletas já eram acostumados com uma rotina bastante movimentada. Treinos intensos, jogos e viagens. A inquietação por tanto tempo sem jogar é algo inédito. “Nunca fiquei tanto tempo longe das quadras. Está sendo um momento extremamente difícil, pois vivemos disso e ficar todo esse tempo sem jogar é horrível, principalmente por ser o primeiro ano como jogador do time principal”, contou o fixo.

Desde o início da quarentena, a equipe sorocabana segue as recomendações dos órgãos de saúde sobre o distanciamento social. Todas as atividades coletivas estão suspensas e os atletas estão treinando de maneira on-line, cada um em sua casa.

Nova rotina

São muitas novidades para os jovens atletas. Lidar com a ansiedade natural pelo primeiro ano entre os profissionais, a estranheza de ficar tanto tempo longe das quadras, os inéditos treinamentos virtuais e a rotina do distanciamento social. “Estou conciliando os treinos, que o time está realizando por chamada de vídeo, com o dia-a-dia dentro de casa para poder manter os hábitos de treino e estar preparado quando tudo voltar ao normal”, disse Lucas Gomes.

O Magnus também faz parte do reality “Vai pra Cima, Fred”, que é veiculado no canal Desimpedidos, no Youtube. O programa mostra a trajetória do apresentador Fred como um atleta profissional no clube sorocabano. Durante o início do ano, o youtuber participou de toda a pré-temporada com os outros atletas, inovando na maneira de se comunicar e atingir um público que pouco consome o futsal.

O projeto pioneiro agradou aos atletas. “Foi um período fantástico. Fred conseguiu aprender muito com o time em quadra, mas também nos ensinou muita coisa fora dela. Posso dizer que foi uma honra poder fazer parte desse sonho dele”, contou Gomes.

O Magnus disputaria, inicialmente, a Liga Nacional (LNF) e o Campeonato Paulista, além de representar a cidade nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos. Porém, ainda não existe uma definição de data para quando as atividades esportivas coletivas serão liberadas no Estado de São Paulo. (Zeca Cardoso)