Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabano vence torneio de xadrez da Fundação Casa

09 de Setembro de 2020 às 00:01

Sorocabano vence torneio de xadrez da Fundação Casa Os jogos foram realizados dentro dos centros socioeducativos. Crédito da foto: Divulgação / Fundação Casa

Um adolescente de 17 anos de Sorocaba que cumpre medida socioeducativa na Fundação Casa, em Aparecidinha, foi campeão da etapa regional do Torneio de Xadrez da Fundação Casa, realizado de maneira on-line na última quinta e sexta-feira (3 e 4). A categoria feminina foi vencida por uma interna da fundação em Cerqueira César.

Além dos vencedores, se classificaram para representar a Divisão Regional Sudoeste (DRS), na categoria masculina, adolescentes da Casa Botucatu (segundo lugar), Três Rios (Iaras - terceiro lugar) e João Paulo II (Cerqueira César - quarto lugar).

De acordo com Janaína de Brito Asprino, técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), responsável pela organização do torneio, o evento já é tradicional na Fundação e faz parte do projeto de recuperação dos jovens infratores. “O xadrez é um instrumento didático-pedagógico na qual o jogador tem que promover reflexões de jogadas, desafia a criatividade dentro de um contexto lúdico. O jogador tem que criar uma estratégia e isso estimula capacidades do desenvolvimento cognitivo, raciocínio, tomadas de decisão para resolução dos problemas”, comenta.

Todos os jovens receberam premiação, como troféus e medalhas, e terão a oportunidade de representar a DRS no 1º Torneio Estadual Online de Xadrez, previsto para acontecer nos dias 17 e 18 de setembro.

Fórmula de disputa

Os jogos foram realizados dentro dos próprios centros socioeducativos, utilizando computadores com acesso à internet, e obedecem ao sistema suíço de disputas. Nesse sistema, o número de partidas é pré-estabelecido de acordo com o número de participantes e tem até 15 minutos de duração cada.

Os selecionados se juntam a outros 28 adolescentes que se classificarão nas disputas que acontecem nas outras sete divisões regionais da Fundação Casa até a primeira quinzena de setembro. Na fase estadual, serão 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da instituição. (Felipe Shikama, colaborou Zeca Cardoso)