fbpx
Esporte

Sorocaba conquista o tri nos Jogos Regionais

A equipe sorocabana ficou com 342 pontos, seguida por Jundiaí, com 302, e Itu, com 145
Tricampeão regional
A equipe da Semes recebeu o troféu de campeão geral dos 63º Jogos Regionais. Crédito da foto: Fábio Rogério

A cidade de Sorocaba sagrou-se campeã da 63ª edição dos Jogos Regionais da oitava região esportiva. A equipe ficou com 342 pontos, seguida por Jundiaí, com 302, e Itu, com 145.

Foram disputadas 25 modalidades e cerca de oito mil pessoas estiveram presentes nos jogos, entre atletas, comissões técnicas e dirigentes. A cidade sediou a competição pela segunda vez em três anos.

O secretário de esportes e lazer de Sorocaba, Simei Lamarca, falou sobre a sequência de sucesso da cidade nas competições esportivas — título dos Jogos Regionais e dos Jogos do Idoso, também este ano. “Eu falo sempre que não é querer ter poder, é querer ter poder para trabalhar. Nós temos o poder de trabalhar para o esporte da cidade. E é isso que estamos fazendo”, ressaltou.

Após 10 dias de competições, Sorocaba venceu nas seguintes modalidades: damas, caratê (masculino e feminino), ginástica rítmica (feminina – 14 anos), badminton (masculino), biribol, tênis de mesa (masculino Sub-20), tênis (masculino Sub-20), ciclismo (masculino e feminino), tae kwon do (masculino), futsal (masculino), voleibol (masculino), atletismo PCD (feminino), xadrez (feminino), bocha, basquete (masculino), vôlei de praia (masculino e feminino), handebol (feminino Sub-20) e judô (masculino e feminino).

Tricampeão regional
O vôlei de praia foi uma das modalidades campeãs ontem. Crédito da foto: Divulgação

Ao todo foram 56 cidades disputando os Jogos e os sorocabanos participaram de todas as modalidades. “Sorocaba é do esporte. Eu falei brincando, mas colou. É o reconhecimento, a credibilidade, a transparência. A equipe da secretaria está vibrando com a conquista como se fosse o primeiro. Isso é competência, é querer fazer”, garantiu Simei.

Planejamento

A cidade agora irá se preparar para a 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que será disputado em novembro, em Marília. O secretario Simei Lamarca fez questão de ressaltar como é feito o gerenciamento das equipes.

“A prefeitura de Sorocaba não tem nenhum time. Não tem sob contrato técnico ou jogadores. Ela tem um Fundo do Desporto Amador (FDA) que gerencia essas equipes. Quando existe um edital de chamamento, eles (equipes) apresentam um plano anual de trabalho e, dentro deste plano, nós vemos o que pode ser aportado financeiramente, com equipamento ou material esportivo”, detalhou.

Tricampeão regional
Também a bocha confirmou o título no último dia de disputa. Crédito da foto: Divulgação

Mas existe uma contrapartida para as equipes poderem usufruir dos benefícios públicos, que é revertida para a sociedade. “Está previsto em uma lei municipal. Eles (equipes) tem de ter o aporte social. São palestras, participação em eventos da prefeitura, escolinhas gratuitas. É assim que as coisas funcionam”, explicou Simei.

A conquista de ontem confirmou o tricampeonato. Sorocaba ficou com a taça nas edições de 2016 e 2018 — em 2017, o regulamento não previa um campeão geral da competição. (Zeca Cardoso)

Leia mais  Magnus reencontra Pato Futsal no Paraná e tenta manter a posição
Comentários