Buscar no Cruzeiro

Buscar

Equipe de Sorocaba encerra participação com vitória no Paulista de Amputados

25 de Junho de 2019 às 09:41

Foi a primeira participação da equipe no Paulistão - Foto: Fábio Rogério (12/10/2018)

Em sua primeira vez disputando o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, o Sorocaba Futebol de Amputados (SFA) venceu o Bola Pra Frente por 2 a 1 no último sábado (22), na partida válida pela última rodada da fase preliminar do campeonato. Apesar da vitória, a equipe encerrou sua participação no Paulistão, uma vez que sua classificação para a segunda fase dependia de uma vitória ou empate do lanterna Santos contra o São Paulo, partida que terminou em 10 a 0 para o tricolor.

Após iniciar a campanha com derrota para arquirrival Ponte Preta, os sorocabanos demoraram para engrenar na competição. A primeira vitória chegou apenas na quarta rodada, ao aplicar uma goleada por 6 a 1 diante do São Caetano, em Sumaré.

No fim das contas, a equipe conseguiu chegar em quinto lugar, somando três vitórias, um empate e três derrotas, anotando 28 gols marcados e 9 sofridos, o quarto melhor ataque e a quinta melhor defesa no geral.

[irp posts="134699" ]

 

A equipe tem muito mais o que comemorar além da campanha surpreendente. Foi pelos pés de Viviane, que a modalidade pôde comemorar o primeiro gol de uma mulher em jogos oficiais no Brasil. O fato ocorreu na quarta rodada, na partida diante do São Caetano, quando o marcador anotava 5 a 1 para Sorocaba. Após jogada trabalhada pelo lado esquerdo da ataque, Viviane recebeu livre de marcação, e assinou o gol que a colocou na história do esporte nacional.

No Brasil, a modalidade ainda não conta com competições voltadas para o público feminino, mas aguarda estudos mais aprofundados pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos, e futuramente deverá ser implementada no país.