Buscar no Cruzeiro

Buscar

Série C do Brasileiro começará em 9 de agosto e será encerrada em janeiro de 2021

09 de Julho de 2020 às 23:45

São Bento é contra encerramento da A2 Jogadores do São Bento comemoram gol no Estádio Municipal Walter Ribeiro. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/3/2020)

O São Bento já sabe que retornará aos gramados no dia 9 de agosto. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou ontem a data e a readequação do calendário de competições profissionais masculinas, em publicação ontem no seu site oficial.

“A Série C terá seu início conjuntamente com as Séries A e B por solicitação unânime dos clubes. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes”, pontua o documento da entidade.

A estreia do Azulão será contra o São José (RS), fora de casa. Na primeira fase, os 20 clubes estão divididos em dois grupos, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de suas chaves.

No grupo B, os sorocabanos terão como adversários, além dos gaúchos: Ituano, Volta Redonda (RJ), Tombense (MG), Boa Esporte (MG), Londrina (PR), Brusque (SC), Criciúma (SC) e o Ypiranga (RS).

Após os 18 jogos do período de classificação, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam para a segunda fase. Duas novas chaves serão formadas, com jogos de ida e volta para definir os dois melhores dentro dos grupos que ascenderão à Série B, em 2021.

Para conhecer o campeão da terceira divisão nacional, os líderes das chaves disputarão dois jogos. A data prevista para o encerramento da competição é no dia 31 de janeiro. Ao todo serão disputadas 26 rodadas.

Com a confirmação, a diretoria do São Bento começará a trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba para a liberação dos treinamentos presenciais. Os contatos com a CBF também serão feitos para buscar subsídios para seguir o protocolo sanitário da entidade.

“Estamos aguardando ansiosamente uma reunião ou até mesmo um comunicado para que nós possamos, aí sim, conversar com a nossa prefeita, dra. Jaqueline, para estabelecer quando será a volta, como se tratará a volta e se existirá um protocolo”, afirmou o presidente Márcio Rogério Dias, em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3 na terça-feira (7).

Preparação indefinida

Das nove equipes presentes no grupo do time beneditino, os sorocabanos são os únicos que ainda não divulgaram a data de retorno aos treinos. O Londrina, que ainda não retomou as atividades, informou em seu site oficial que inicia a preparação a partir do dia 13.

Outras equipes, como Volta Redonda, Brusque, Criciúma já estão em plena atividade e atuaram por seus campeonatos estaduais. Tombense e Boa Esporte voltarão a disputar o Campeonato Mineiro no dia 26 de julho.

São José e Ypiranga, ambos do Rio Grande do Sul, ainda não têm uma data para a volta do Gaúcho, mas já realizam treinamentos. O Ituano está em sua segunda semana de atividades e entrará em campo no dia 22 de julho, na retomada do Paulista da Séria A1.

O São Bento não cogita uma mudança de sede, pois não existe recurso financeiro para tal. O reinício da Série A2 do Campeonato Paulista será discutido na próxima terça-feira (11), em reunião entre os clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF).

No estadual, o Azulão disputou 12 partidas e está na nona colocação, com 18 pontos -- mesma pontuação da Portuguesa, que está na oitava posição. Faltam três rodadas para o término da primeira fase. Os oito primeiros colocados avançam para o mata-mata. (Zeca Cardoso)