Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque recebe seletiva para a Homeless World Cup 2018

25 de Agosto de 2018 às 10:11

São Roque recebe seletiva para a Copa O Brasil foi campeão masculino no ano passado, na Noruega. Crédito da foto: Divulgação / Homeless World Cup

O Centro de Lazer Bandeirantes, em São Roque, será o palco da seletiva decisiva do Circuito Futebol Social. Hoje e amanhã, mais de 70 jovens representantes de 30 entidades sociais brasileiras disputam o torneio que definirá os 16 jogadores (oito garotas e oito garotos) para integrar a seleção brasileira de futebol social na disputa da Homeless World Cup 2018, na Cidade do México, em novembro. O Brasil possui quatro títulos no evento internacional: três deles na chave masculina (2010, 2013 e 2017) e um na feminina (em 2010).

Na chave masculina, serão formadas 12 equipes, cada uma com três jogadores de linha. Na feminina, oito times. As goleiras (cinco no total) e os goleiros (sete) são fixos e se revezam entre os times. De São Paulo, quatro cidades têm seus representantes: São Paulo, Sorocaba, São Vicente e Santos. Do Rio de Janeiro, Niterói e a capital fluminense terão jogadores em quadra. Do Distrito Federal, Paranoá, São Sebastião, Samambaia e Brasília. Já Goiás conta com participantes de Santo Antônio do Descoberto e Luziânia.

Buscando sempre se reinventar, a ONG Futebol Social, organizadora do Circuito Futebol Social, alterou o formato de seleção dos jovens na atual temporada. Desta vez, não foram classificadas as equipes vencedoras dos torneios da fase inicial, e sim jovens individualmente selecionados. Cada equipe de um projeto social poderia ter no máximo dois selecionados por gênero, que se enquadrassem nos critérios definidos e eleitos após observação comportamental durante os jogos e análise social realizada pela equipe técnica, em parceria com os movimentos participantes.

De Sorocaba, os jovens escolhidos para participar da seletiva são do projeto Bola da Vez. Na seleção brasileira que garantiu o tricampeonato masculino da Homeless World Cup no ano passado, havia um sorocabano, Felipe Pinho.

A competição tem o objetivo de incluir, por meio do esporte, pessoas que vivem à margem da sociedade, em situação de rua. Itália, Brasil, Áustria, Afeganistão, Chile e México são alguns dos países que já faturaram o torneio. No futebol social, a quadra é reduzida, tem apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. (Da Redação)