Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento aguarda definição da CBF para o retorno às atividades

08 de Julho de 2020 às 00:07

Márcio Rogério Dias estranha que data de início Série C tenha chegado apenas à imprensa. Crédito da foto: Fábio Rogério (3/1/2020)

O São Bento ainda não sabe como nem quando se dará o retorno às atividades, após o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. A incerteza prosseguirá pelo menos até a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicar oficialmente aos clubes da Série C do Campeonato Brasileiro a data para o início da competição.

Em entrevista ao programa Fome de Bola da rádio Cruzeiro FM 92,3, na tarde desta terça-feira (7), o presidente beneditino Márcio Rogério Dias relatou que os times da terceira divisão souberam que o campeonato pode começar no dia 8 de agosto por meio dos veículos de comunicação.

“O que nos causa estranheza é que nós só tivemos ciência do retorno através da fala do presidente Rogério Cabloco (da CBF) em uma matéria jornalística. Nós não tivemos um comunicado oficial informando os clubes”, pontuou Márcio.

No município de Sorocaba, apenas as atividades essenciais estão liberadas para funcionar. Treinamentos esportivos não são permitidos. Por isso, a oficialização do pontapé inicial é importante para o clube sorocabano planejar o retorno aos gramados.

“Estamos aguardando ansiosamente uma reunião ou até mesmo um comunicado para que nós possamos, aí sim, conversar com a nossa prefeita, Dr. Jaqueline, para estabelecer quando será a volta, como se tratará a volta e se existirá um protocolo”, analisou.

Economicamente inviável

O presidente do São Bento já adiantou que não é viável economicamente que o clube arque com os custos de protocolos sanitários. Segundo ele, isso deve ficar à cargo da CBF e da Federação Paulista de Futebol (FPF), quando ocorrer a retomada a Série A2. Além disso, uma mudança de sede está descartada, por não ter respaldo jurídico e, principalmente, pela dificuldade financeira.

Apesar das adversidades, o Bentão e os demais 19 clubes da Série C apresentaram um documento à CBF pedindo o início do torneio junto com as séries A e B. A Confederação já havia informado que as primeiras divisões nacionais seriam iniciadas entre os dia 8 e 9 de agosto.

Para o presidente beneditino, os clubes da terceira divisão nacional estavam esquecidos. Por isso a exigência de um posicionamento da entidade. “Nós temos que dar uma resposta para o mercado. Nós temos compromissos com os nossos funcionários, atletas, comissão técnica, com os nossos patrocinadores. Exigimos sim, uma resposta da Confederação”, afirmou.

Márcio Rogério Dias ressaltou que o documento enviado à CBF pedia um novo aporte financeiro aos clubes. Em abril, a mandatária do futebol brasileiro auxiliou as equipes da Série C com R$ 200 mil, mas o presidente beneditino reforçou que a competição já era deficitária.

Não existem cotas de televisão, cotas de placas de publicidade e os naming rights não são comercializados, além da paralisação por conta da pandemia, que derrubou a receita do futebol. Por isso, a necessidade de uma nova ajuda.

“Há uma grande chance de diversos times darem W.O, darem vexame na competição, coisas corriqueiras no passado recente. Estamos dizendo isso à CBF e estamos exigindo um aporte financeiro, para que seja um campeonato de alto rendimento”, analisou.

Além do campeonato nacional, o Bentão está no meio da disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. Restando três rodadas para o fim da primeira fase, a FPF ainda não se posicionou sobre o retorno da segunda divisão estadual.

[irp posts="269056" ]

 

“As datas para começar a Série C seriam apenas aos finais de semana. Então, entre o dia 10 e o dia 18 (de agosto), terminaria (a primeira fase) do estadual. A tendência é que a Série A2 seja disputada concomitantemente com a Série C”, finalizou. (Zeca Cardoso)