Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acervo

São Bento trabalha cabeça dos atletas com palestra de psicólogo

04 de Fevereiro de 2021

São Bento trabalha cabeça dos atletas com palestra de psicólogo Pós-graduado em psicologia do esporte, Alexandre Morango focou na responsabilidade dos atletas e seus resultados. Crédito da foto: Neto Bonvino / Bento TV (1/2/2021)

Além da preparação física e técnica para o Campeonato Paulista, o São Bento também está focado em trabalhar o lado mental de seus jogadores. Na última segunda-feira (1º), antes da atividade no campo, o psicólogo Alexandre Morango conversou com o elenco.

Pós-graduado em psicologia do esporte, o profissional esteve no CT Humberto Reale e focou, principalmente, na questão da responsabilidade dos atletas em sua performance. Como as suas ações terão resultado positivo ou negativo? Conforme pessoas que estiveram no encontro, a palestra mostrou aos jogadores como olharem para si e entenderem que a sua postura leva à avaliação dos outros.

E os encontro foi visto de maneira positiva pelo grupo. “O atleta trabalha muito com a mente, né? Se colocar na cabeça do atleta que ele vai jogar, vai arrebentar no jogo e ter aquela confiança, ele vai fazer isso. Então é algo muito importante”, pontuou o lateral-esquerdo Julinho.

Para o atacante Mateus Santos, a possibilidade do diálogo com um profissional da psicologia é importante para conseguir trazer o equilíbrio e a motivação, mesmo quando o resultado dentro de campo não é o esperado. “É muito bom conversar com o psicólogo, para nós só focarmos dentro de campo. Sempre que entramos em campo procuramos dar o nosso melhor, mas às vezes não conseguimos. E o psicólogo é muito importante nesse sentido, procurar motivar a gente”, falou.

O trabalho mental é também um traço muito marcante do técnico Edson Vieira. É possível ver nos treinamentos a conversa de motivação e também no momento pré-jogo. Característica que já foi percebida até por quem acabou de chegar no grupo. “O Edson é um treinador experiente, foi jogador, jogou no alto nível. Então, ele sabe como o atleta funciona e isso é muito importante para a competição”, contou Julinho, que está no clube há poucas semanas e pela primeira vez está trabalhando com o técnico beneditino.

Jogo-treino

Como ocorreu nas últimas três semanas, o Bentão fará mais um jogo-treino no sábado (6). O duelo será contra o São Bernardo, às 10h, no Atibaia Seven Resort, na cidade de Atibaia (SP). Os sorocabanos já realizaram três atividades na pré-temporada. Até aqui, ficaram no empate contra Água Santa (1 a 1) e Audax (0 a 0), além de derrota para a Caldense por 1 a 0.

Ainda como preparação para o estadual, o São Bento ficará entre os dias 15 e 20 de fevereiro no Centro de Treinamentos do Futebol Clube Ska Brasil. O clube-empresa, que é presidido pelo ex-jogador Edmílson -- pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002 --, conta com estrutura em Santana do Parnaíba com campos para treinamento, academia, refeitório e alojamentos para os atletas.

Atacante Leílson chega ao Azulão

Mente e corpo sãos O jogador de 28 anos atua pelas beiradas. Crédito da foto: Neto Bonvino / Bento TV (3/2/2021)

Reforçando o setor ofensivo, o São Bento anunciou a contratação do atacante Leílson. O jogador, que atua pelos lados do campo, assinou contrato com o clube sorocabano até o fim do Campeonato Paulista. Ele é o 14º reforço para a competição.

Aos 28 anos, defendeu o Ypiranga-RS em 2020. Foram 33 jogos, entre Campeonato Gaúcho e a Série C do Brasileiro, e três gols marcados. Atuou a maior parte da carreira no Nordeste, com passagens por Treze (PB), Náutico (PE), Ferroviário (CE), entre outros.

O técnico Edson Vieira conta ainda com Ruan, Coutinho, Ítalo e Mateus Santos na posição. Para fechar o plantel, a direção ainda busca dois centroavantes e mais um meio-campista para completar os 26 inscritos na lista A. (Zeca Cardoso)