Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento quer voltar a treinar em quatro dias

17 de Julho de 2020 às 00:57

Última atividade coletiva desenvolvida pela equipe sorocabana foi há 123 dias. Crédito da foto: Fábio Rogério (26/2/2020)

O presidente do São Bento, Márcio Rogério Dias, se reuniu nesta quinta-feira (16) com a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), para entregar um requerimento pedindo autorização para o clube regressar aos treinamentos.

Ainda sem uma resposta oficial por parte do poder público, o Bentão está otimista com relação a liberação. O clube, inclusive, já trabalha com a possibilidade de estar de volta às atividades a partir da próxima terça-feira (21).

No documento apresentado, consta um protocolo sanitário elaborado pelo clube sorocabano em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nele constam todas as medidas que serão adotadas para o regresso seguro.

Testes para todos

O primeiro passo a ser dado será o de testagem para Covid-19. Na segunda-feira (20), comissão técnica e jogadores serão submetidos aos testes. Após os resultados, os atletas estarão aptos a iniciar gradualmente os trabalhos físicos.

Chama a atenção a proximidade entre a data de início dos treinos e a volta dos jogos. A Série C do Campeonato Brasileiro está marcada para começar entre os dias 8 e 9 de agosto. Quanto à Série A2 do Campeonato Paulista, a tendência é que retorne no dia 19, também de agosto.

O São Bento está com as atividades paralisadas desde o dia 17 março, oficialmente. A última vez que entrou em campo foi no dia 15 do mesmo mês, quando venceu a Penapolense, por 2 a 1, fora de casa. Já são 123 dias sem as práticas coletivas.

Pouco tempo

“Eu disse que ia ter muito pouco tempo quando voltasse. No momento, a gente realmente está atrasado. Eu compreendo a situação, mas estamos atrasados”, afirmou o técnico beneditino, Edson Vieira, em reportagem publicada no jornal Cruzeiro do Sul no dia 12.

Atualmente, os treinamentos não são permitidos, pois a cidade de Sorocaba se encontra na fase vermelha do Plano São Paulo. Com isso, apenas as atividades essenciais estão liberadas. Todos os clubes esportivos da cidade estão paralisados.

Inter diz que treina em Sorocaba com autorização

Porém, a Internacional de Limeira, que disputa a Série A1 do Campeonato Paulista, está concentrada e treinando no Centro de Treinamento Fazenda dos Ipês, que pertence ao Clube Atlético Sorocaba.

A opção por treinar em solo sorocabano se deve à proximidade com a cidade de São Paulo. Impedido de mandar os jogos em seus domínios, por Limeira estar na fase laranja, as partidas do Leão como mandante serão realizadas na Arena Corinthians.

Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa do time de Limeira garantiu que o clube recebeu autorização do poder público para as práticas. Ou seja, conta com uma liberação da Prefeitura para realizar os treinamentos.

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, no entanto, desconhecia a suposta permissão e prometeu averiguar. Até o fechamento desta reportagem, o órgão não havia encaminhado uma resposta definitiva. (Zeca Caradoso)