Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento faz hoje a última atividade do ano para a pré-temporada

29 de Dezembro de 2019 às 00:01

Novo São Bento está no ‘forno’ Ainda incompleto, equipe utiliza jogadores da base nas atividades. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (11/12/2019)

O último treinamento do São Bento na primeira fase da pré-temporada de 2020 se encerra neste domingo (29), com uma atividade em Salto de Pirapora. Será um jogo-treino com o time Sub-20, que disputará a Copa São Paulo de Futebol Jr. Por ainda não ter o elenco totalmente definido, o técnico Léo Condé completa a formação para os treinos com jogadores da base.

Todo o plantel só estará junto a partir do dia 2 de janeiro. Como muitos jogadores contratados disputaram o Campeonato Brasileiro da Série B, encerrada no dia 30 de novembro, e estão de férias, apenas uma parte dos atletas participou dos primeiros treinos, iniciados na metade deste mês. A situação pode parecer estranha para o torcedor, mas é algo já natural para quem atua no futebol.

“Isso, no futebol brasileiro, infelizmente é normal, por conta do calendário”, explicou o atacante Jheimy. “Quando estava no Botafogo [de São Paulo], joguei a Série B e me reapresentei em janeiro, sendo que a competição começava no dia 20. Sempre tem isso, porque tem que ter férias também, né? O corpo tem que descansar. Não é o ideal, mas é o que tem e o que podemos fazer”, analisou o jogador.

As férias de 30 dias são um direito adquirido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em um tempo não muito distante, os atletas de futebol não aproveitavam as férias por conta do calendário apertado no futebol nacional. Mas de uns anos para cá, a obrigatoriedade do período está sendo cumprida. Algo que também exige cuidados dos jogadores no período.

“O pessoal que está de férias, tenho certeza que está se cuidando. Hoje em dia o futebol exige isso, a pessoa tem que ser profissional. Não adianta só curtir. Você tira a primeira até a segunda semana para descansar, mas já começa a se cuidar para chegar no mínimo em condição de conseguir treinar bem, porque é pouco tempo para se preparar”, acrescentou Jheimy.

Com dois rebaixamentos na temporada -- para a Série C do Campeonato Brasileiro e para a Série A2 do Paulista --, as finanças do clube tiveram uma reviravolta. Uma queda de cerca de 80% no faturamento está prevista para 2020. Por esse fator, praticamente todo o elenco foi modificado. Até o momento, apenas sete jogadores que fizeram parte do plantel de 2019 permanecem no clube. Mais um desafio para o treinador: entrosar os atletas.

“A gente está acostumado no meio do futebol. Nós nos conhecemos por já ter jogado junto ou contra. Quando a gente chega no clube, já tem amizade com um ou dois, então isso dá uma aliviada para conversarmos com todos. Através de um e outro, vamos conhecendo o elenco. É diferente chegarem separados, principalmente para o Léo [Condé] formar a parte tática”, explicou o zagueiro Flávio Boaventura.

O São Bento faz um último treinamento. Os jogadores terão dois dias de folga para as festividades da virada de ano. A reapresentação está marcada para o dia 2, com elenco completo. A estreia do Bentão na Série A2 do Campeonato Paulista será no dia 22, contra o São Bernardo, fora de casa, às 20h. (Zeca Cardoso)