Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ídolos apoiam, mas cobram, o atual elenco do São Bento

04 de Setembro de 2019 às 22:35
Eric Mantuan [email protected]

Ídolos apoiam, mas cobram, o atual elenco do São Bento Paraná e Biter: “O São Bento pode escapar da queda”. Crédito da foto: Fábio Rogério (3/9/2019)

Rebaixado no Paulistão e frequentando a zona do rebaixamento do Brasileiro da Série B, o São Bento vive em 2019 uma temporada antagônica ao seu passado de glórias.

Para quem viveu a primeira grande conquista do Azulão -- o acesso à elite do futebol paulista pela primeira vez, em 1963 --, o momento é de um voto de apoio ao elenco e comissão técnica. Mas sem deixar de cobrar melhores resultados e, consequentemente, a manutenção da equipe entre os 40 melhores do País.

[irp posts="161033" ]

 

Apesar da penúltima colocação do São Bento na tabela da Série B, com 19 pontos, os ex-jogadores Ademir de Barros, o Paraná, de 77 anos, e Tiberany Ferraz dos Santos, o Biter, de 80, que participaram da conquista do título da 1ª Divisão (equivalente a atual Série A2) em 1962, vêem a situação com esperança.

A distância para o primeiro time fora do Z4, o Figueirense, é de dois pontos -- e pode ser revertida no confronto entre os dois na sexta-feira (6), , às 18h45, no Walter Ribeiro (CIC).

“Se houver vontade em campo, o São Bento escapa”, garante Paraná. Ex-ponta-esquerda, ele chegou ao São Paulo e à seleção brasileira e tornou-se um dos maiores nomes do futebol em seu tempo. Tempo, conforme o próprio, de times que “não tinham medo de sair jogando para frente e de fazer o resultado”.

É algo que Tiberany, ex-zagueiro, também sente falta de ver em campo. “Hoje são times de laterais recuando, de zagueiros jogando para a lateral. O futebol mudou”, constata.

Para os dois ex-atletas, é importante que o elenco atual tenha a consciência do valor da camisa que defende. “O São Bento tem uma história que precisa ser honrada e um compromisso moral com a cidade e com o seu povo. Queremos dizer aos atletas que honrem essa tradição”, observa Tiberany.

Paraná, por sua vez, relembra que as coisas eram mais difíceis na sua época. “Nós fomos para a final contra o América com três meses de salários atrasados. E fomos para a guerra, conquistando o título.”

Paraná e Biter também atribuem à torcida do São Bento uma parcela importante na luta contra o rebaixamento e pedem o apoio do são-bentista.

“A torcida precisa ajudar. Todos os times menores estão nivelados e a vontade em campo pode fazer a diferença. Perder faz parte do show, não adianta nada xingar antes do jogo”, conclui Tiberany. (Eric Mantuan)