Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após um mês de trabalho de Milton Mendes, São Bento ainda patina

03 de Outubro de 2019 às 09:50

Milton Mendes repetiu a linha de defesa em quatro dos cinco jogos. Crédito da foto: Emídio Marques (16/09/2019)

Milton Mendes completou um mês à frente do São Bento nesta quarta-feira (2). O técnico chegou ao clube na vaga do demitido Doriva, que foi contratado para dirigir a equipe durante a Série B, mas durou apenas um turno -- ou 19 partidas. O clube sorocabano estava na vice-lanterna da competição quando o novo comandante chegou. A mesma posição que se encontra hoje.

Ao torcedor, pode parecer que nada mudou, mas houve transformações na forma de jogar, nas escalações e até mesmo nos números da equipe.

[irp posts="159504" ]

 

Nos últimos cinco jogos de Doriva, contra Cuiabá, Paraná, Brasil de Pelotas, Londrina e América-MG, o Bentão conquistou seis pontos de 15 disputados. Foram duas vitórias e três derrotas.

Com Milton Mendes, os adversários foram Figueirense, Botafogo-SP, Vitória, Oeste e CRB. Cinco pontos somados dos 15 possíveis. Uma vitória, dois empates e duas derrotas. Nas comparações apenas por pontos, Milton Mendes fica atrás de Doriva, mas em outros critérios, o time apresenta maior equilíbrio.

Foram duas partidas em casa para cada comandante. Com Milton Mendes uma vitória (2 a 0 contra o Vitória) e um empate (0 a 0, na estreia, com o Figueirense). Doriva venceu o Paraná (2 a 1, no minutos finais) e foi derrotado pelo América-MG (2 a 0), na partida em que culminou em sua demissão. A derrota para o Atlético-GO, por 1 a 0, não entrou na análise, pois foi sob comando do auxiliar Luizinho.

Ofensivamente, era uma equipe que marcava mais gols: anotou nove, contra quatro tentos na atual gestão. Os números elevados foram impulsionados pela goleada contra o Londrina, por 4 a 2, quando o atacante Zé Roberto teve um dia iluminado e marcou os quatro gols do time beneditino.

[irp posts="136750" ]

 

Mas, nos dias de hoje, existe maior segurança na defesa. O São Bento entra com uma formação defensiva no 4-4-2. Com o antigo treinador, a disposição tática era em um 4-3-3. Era uma equipe mais exposta -- e os números comprovam. Nos cinco jogos com Milton Mendes, o Bentão sofreu quatro gols. Nas duas partidas dentro de casa não foi vazado. Já com Doriva, foram 10 gols em cinco partidas: média de 2 gols a cada 90 minutos.

Milton Mendes repetiu a linha de defesa em quatro dos cinco jogos. Doriva conseguiu escalar os mesmos jogadores em apenas duas partidas. “Facilita muito pelas características, né? Um conhecer o outro, você já sabe quem vai fazer uma cobertura, já se comunica melhor. Já facilita quando se tem um entrosamento pela sequência de jogos”, explicou o lateral-esquerdo Guilherme Romão.

Números e treinadores diferentes, mas o São Bento ainda permanece na luta para se livrar da zona do rebaixamento. A próxima missão do clube sorocabano é contra o Bragantino, atual líder da competição, nesta sexta-feira (4), às 21h, no CIC. Mesmo se vencer, o Bentão não deixa o Z4, já que está quatro pontos atrás do Vila Nova, o primeiro fora da degola. (Zeca Cardoso)