Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

São Bento avança para antecipar eleições

Conselho Deliberativo aprova convocação de assembleia para alterar estatuto e destravar processo eleitoral no clube

26 de Junho de 2026 às 19:39
Murilo Aguiar [email protected]
Se aprovada pelos sócios em julho, mudança permitirá eleição já em agosto para redefinir comando do Bentão
Se aprovada pelos sócios em julho, mudança permitirá eleição já em agosto para redefinir comando do Bentão (Crédito: Foguinho / Imprensa SMetal)

O processo de antecipação das eleições do São Bento deu mais um passo importante na quinta-feira (25). Em reunião realizada no Centro de Treinamento Humberto Reale, o Conselho Deliberativo aprovou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), etapa necessária para alterar o estatuto social e viabilizar, de forma legal, a realização antecipada do pleito da diretoria executiva.

A sessão foi conduzida pela vice-presidente do Conselho, Maria Helena Ramalho, que presidiu os trabalhos diante da ausência de Wilson Vieira, afastado por motivos de saúde. Os oito conselheiros presentes votaram de forma unânime a favor da convocação da assembleia.

A medida dá sequência a um movimento iniciado por associados e conselheiros, liderados por William Alves e Renata Botti, que protocolaram um requerimento com 52 assinaturas pedindo a antecipação das eleições. O número supera o mínimo exigido pelo estatuto, o que garantiu a análise do pedido pelo Conselho Deliberativo.

Durante a reunião, também foi definido um cronograma para as próximas etapas. A previsão é que o edital de convocação da Assembleia Geral seja publicado até o dia 30 de junho. O encontro dos associados, marcado para 18 de julho, terá como pauta exclusiva a alteração do estatuto — considerada indispensável para permitir juridicamente a antecipação do pleito.

Caso a proposta seja aprovada, o calendário prevê que, no dia 20 de julho, o presidente do Conselho Deliberativo assuma interinamente a administração do clube. Na sequência, até 24 de julho, deverá ser publicado o edital de convocação da eleição da nova diretoria executiva. O prazo para inscrição de chapas se encerrará em 3 de agosto, com a votação marcada para o dia 8.

A publicação dos editais será o marco oficial de convocação dos associados para as assembleias, dando início a um período decisivo para os rumos políticos do São Bento.