110 anos de história
"Almanaque E. C. São Bento", que conta a história do clube sorocabano, é lançado
Ao longo de 424 páginas, a obra traz um verdadeiro resgate histórico do time fundado em 1913
Como resumir 110 anos de história em 424 páginas? Os são-bentistas Guilherme Jonas Feliciano e Marcos Galves Moreira conseguiram. Eles produziram o “Almanaque E.C. São Bento”, cujo lançamento foi realizado segunda-feira (3) no complexo Humberto Realle, em Sorocaba.
A obra é um verdadeiro resgate histórico do clube fundado em 1913. A pesquisa abrange desde a criação até dados de 2023. Há registros, década a década, de detalhes históricos, como escudos, bandeira, hino e mascote. O livro aborda, ainda, partidas amadoras e profissionais de futebol. Foram mais de 2.500 jogos oficiais.
O almanaque traz também a chamada “Ordem dos Beneditinos”, com o plantel que atuou em partidas oficiais, incluindo o número de jogos, gols, assistências, período de atuação, entre outras informações.
Os defensores do Azulão enfrentaram o Rei Pelé, enquanto jogador do Santos. O feito foi tão importante que também está presente no livro. A obra conta, ainda, sobre os técnicos. O número de partidas, período e saldo do trabalho na passagem de cada um deles.
A publicação fala sobre o São Bento, mas também é um ótimo guia não apenas para quem é são-bentista. “Os almanaques são comuns fora do Brasil, mas eles trazem, geralmente, apenas sobre um clube e de maneira mais sucinta. Mas fizemos questão de colocar confrontos, a escalação. Com isso, é possível que outras torcidas possam acompanhar a evolução de suas equipes”, disse Guilherme Feliciano, que também atua como coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) e professor de matemática.
A pesquisa
O anuário começou a ser produzido em 2017. O acervo digital do Cruzeiro do Sul foi um grande auxílio no processo. “O jornal foi a principal fonte de informações, porque cobre o time sempre e isso é muito bom. O arquivo é fantástico e as coberturas continuam a ser feitas muito bem”, complementou Feliciano.
Durante toda o período em que acompanhou o São Bento, ele colecionou, de maneira despretensiosa, dados e informações. Ao conhecer o empresário Marcos Moreira, que também tinha o mesmo “hobbie”, não pensaram duas vezes antes de produzir o conteúdo.
Como comprar
O “Almanaque E.C.São Bento” está sendo vendido a R$ 80 e R$ 100 (com frete incluso). Porém, todo o valor arrecado será destinado a entidades assistenciais. A loja Loucos por Futebol, no Centro, tem exemplares disponíveis. Quem preferir, pode pagar via Pix e combinar a entrega com Rosa Ramalho no número (15) 99785-4440.