São Bento
Há 70 anos, Azulão fazia 1º jogo entre profissionais
Em uma tarde chuvosa de domingo, dia 29 de novembro de 1953, há exatos 70 anos, o São Bento estreava em uma competição profissional de futebol. O jogo foi diante o Bragantino, na cidade de Bragança Paulista, válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual Série A2) de 1953, com derrota de virada por 2 a 1.
De acordo com Luiz Carlos Éden, historiador do EC São Bento e futebol, o alviceleste saiu na frente com gol de Bernardi, aos 13 minutos. Ainda no primeiro tempo, o Massa Bruta empatou com gol de Edson, aos 38’. Na segunda etapa da partida, quando tudo caminhava para o empate, com gol de Ivan, aos 45’, o Bragantino conquistou a vitória.
Comandado pelo técnico Alfredo Gonzalez, o São Bento foi a campo com Peter; Souza e Moacir; Fiote, Bezerra e Sergio; Lula, Zezinho, Alípio, Carréga e Bernardi. O fato curioso é que o árbitro da partida, João Gambetta (FPF), chegou ao estádio com 40 minutos de atraso, devido às péssimas condições das estradas.
A Segunda Divisão do Paulista de 1953 foi disputada por 20 equipes. Na primeira fase, eles foram divididos em três grupos regionalizados. O São Bento integrou a Série Azul, ao lado de EC Taubaté, Corinthians FC de Santo André, CA Bragantino, São Caetano EC e Paulista FC de Jundiaí. O Jabaquara AC de Santos também fazia parte do grupo, mas recusou a entrar em campo, perdendo todos seus jogos por WO.
O Azulão não passou da primeira fase, terminando em penúltimo lugar da chave com nove pontos, sendo três vitórias, três empates e seis derrotas, marcou 10 gols e sofreu 15. (Da Redação)