São Bento
Estatuto novo é só mais um passo até a SAF
A mudança do estatuto do São Bento, aprovada anteontem (14) pelos sócios em assembleia na sede social e administrativa do Complexo Humberto Reale, com 65 votos favoráveis e dois contrários, é só mais um passo para a possível adesão à Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube passa a estar autorizado a se tornar uma entidade de prática desportiva de outras modalidades para além do futebol, além de poder se associar e formar outras pessoas jurídicas, respondendo como cotista, ou que tenha ações (desde que com participação mínima de 10%), mas ainda há outros passos.
“Normalmente existe um agenciador que trabalha as propostas, faz um plano de longo prazo, coloca os objetivos. Se dentro de um planejamento estratégico de longo prazo, com valores e cláusulas muito bem definidas, houver um investidor capacitado, o clube pode estudar a possibilidade de venda das ações. Lembrando que, para o clube criar um CNPJ “São Bento SAF”, ainda assim se precisará da aprovação dos sócios. Eles deverão deliberar esse tema e só assim será criada a Sociedade Anônima do Futebol”, detalhou Vinícius Rostelato, presidente do Conselho Deliberativo.
Como o novo estatuto passa a valer a partir de 8 de outubro -- um dia após a eleição para a escolha da nova Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo para o triênio 2024/2026 --, é a nova gestão do São Bento quem deverá considerar a busca por investidores na forma de SAF no planejamento do clube. (Da Redação)