A uma etapa da SAF
Conselho aprova revisão do estatuto do São Bento; decisão é dos sócios
O Conselho Deliberativo do São Bento aprovou, em reunião realizada anteontem (24), a revisão do estatuto do clube, colocando em possibilidade a adesão à Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A informação foi confirmada por Vinícius Rostelato, presidente do órgão.
“Apreciamos o parecer da Comissão de Desenvolvimento e Análise da SAF, assim como uma análise crítica da revisão do estatuto oficial do clube, deliberando favoravelmente. Dessa forma, em até 15 dias úteis será convocada uma Assembleia Geral dos sócios para que estes apreciem a revisão estatutária proposta. Por meio desta revisão o clube poderá firmar parcerias econômicas, ser cotista, como em uma eventual SAF no futuro”, explicou.
O São Bento tem hoje duas categorias de sócios: contribuintes e torcedores. Para a assembleia, apenas os contribuintes com mais de um ano de adesão ininterrupta têm direito a voto. O encontro está marcado para acontecer no dia 14 de setembro, às 18h30, mesmo dia em que comemora-se os 110 anos de fundação do clube. A reunião é decisiva e dá o aval final para as adequações propostas ao estatuto. “Agora é com eles. De todas as maneiras essa revisão moderniza o clube em várias frentes, não só possibilitando SAF, mas organiza sua estrutura governamental e sua gestão como um todo”, finaliza Rostelato.
Desde julho, ao menos três reuniões foram feitas para debater o assunto SAF no clube -- que ganhou mais força após os dois fracassos seguidos no Paulistão e na Copa Paulista. Diante da situação, muitos torcedores afirmam que a saída para o Azulão seria aderir de vez ao modelo. Em um dos encontros houve, inclusive, a participação do especialista em economia e negócios do esporte, Fernando Ferreira, para esclarecer alguns pontos.
]O que é a SAF
A SAF é um tipo específico de empresa. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol. (Thaís Marcolino)