Buscar no Cruzeiro

Buscar

De chefe novo

Fábio Toth chega ao São Bento para a disputa da Copa Paulista

03 de Maio de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Técnico foi apresentado ontem, em coletiva, no CIC
Técnico foi apresentado ontem, em coletiva, no CIC (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (3/5/2023))

Após a saída de Paulo Roberto Santos, em março, e o rebaixamento no Paulistão, o São Bento tem novo técnico. Fábio Toth, ex-Desportivo Brasil, foi apresentado na tarde de ontem (3) se dizendo feliz pela oportunidade e ciente da nova responsabilidade. Seu contrato é válido até o final da Copa Paulista, em novembro.

“O DB mira mais a base, a revelação e a venda de atletas, enquanto o São Bento visa conquista. Então assim, aqui a camisa é forte, pesada, é um time de torcida, time de cidade forte. Vou dar o meu máximo junto com a comissão, com os atletas, com esse grupo que está sendo formado pra que essas conquistas apareçam”, prometeu.

Fábio é ex-goleiro, tem 44 anos e pendurou as luvas há duas temporadas, no XV de Piracicaba. Como técnico, antes do Desportivo Brasil, trabalhou com a base de Portuguesa e Oeste. Categoria que defende e julga importante para que um time cresça. “Alguns atletas já contratados em relação à base (que disputam o Paulista Sub-20) pretendo usar sim. Gosto. Eu acho que o caminho é esse pro São Bento crescer cada vez mais quanto estrutura. Enquanto formador, eu julgo que isso, somado a conquista, tem que andar junto e pretende valorizar e trabalhar dessa forma.”

No ano passado, o técnico levou o Desportivo Brasil até as quartas de final da Copa Paulista. Ele também conhece bem a competição enquanto atleta. “Vamos brigar forte, com um time bom. O torcedor pode esperar um time competitivo, que vai entrar para conquistar. Caso contrário, pode ter certeza que não estaria aqui. No DB, tanto na Copa Paulista quanto na A3, a gente brigou pra ser campeão, e infelizmente não rolou. Mas o trabalho foi muito bem feito, julgo eu. Os são-bentistas podem esperar um time brigador, que propõe jogo, essa é a minha forma de trabalhar”, adianta. “Obviamente que, dentro de um jogo, você joga ‘vários jogos’, tem momento de defender, tem momento que o adversário é até melhor, mas eu potencializo e o meus treinamentos são assim, para criar uma equipe rápida e agressiva.”

Montagem do elenco

A Copa Paulista começa dia 2 de julho, mas os trabalhos com a equipe devem iniciar no dia 15 deste mês. Cerca de 18 atletas devem ser contratados. “Ele (técnico) apresentou para a gente uma lista e, junto da comissão, estamos avaliando. Já fechamos com seis atletas”, anunciou o diretor de futebol, Juliano Amorim.

“Hoje buscamos um elenco um pouco mais jovem, na casa dos 25 anos. Alguns são mais experientes, o que eu acho importante para poder compor o elenco também, para dar experiência, qualidade. Isso é fundamental pra ter um time mais aguerrido, com disposição física”, complementa o dirigente.

Diretor justifica Azulão em grupo distante

Um dia depois da Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciar a presença do São Bento no Grupo 1 da primeira fase da Copa Paulista -- ao lado de Comercial (Ribeirão Preto), Noroeste (Bauru), Grêmio Prudente (Presidente Prudente), Marília e Mirassol, e não nos grupos de equipes geograficamente mais próximas a Sorocaba --, o diretor de futebol do Azulão, Juliano Amorim, falou ontem (3) sobre o assunto.

“O que aconteceu é que, como o gramado do estádio Walter Ribeiro (CIC) está sendo trocado, a FPF nos ligou um dia antes para dizer que estávamos inabilitados. Foi então que o pessoal do Rio Claro disponibilizou o estádio e assim colocamos a base do São Bento lá. Por isso essa distância, que fica mais “próxima” de Rio Claro. Acreditamos que até a estreia, dia 2 de julho, o CIC fique pronto, mas depende de condições climáticas. Por isso, se tudo der certo, jogaremos no Estádio Municipal mesmo”, disse.

O São Bento poderá pedir a alteração de sede dos jogos até 48 horas antes de cada partida, mas como dificilmente haverá mudança em relação aos grupos, sua participação no Grupo 1 deverá acarretar em inconvenientes como viagens maiores -- Presidente Prudente (471 km) e Mirassol (421 km), por exemplo -- e custos de hospedagem. (Thaís Marcolino)

JOGOS DA 1ª FASE

1º TURNO
Data - Hora - Jogo - Local
2/7 - 15h00 - São Bento x Mirassol - Rio Claro*
9/7 - 15h00 - Marília x São Bento - Marília
16/7 - 15h00 - Noroeste x São Bento - Bauru
23/7 - 15h00 - São Bento x Comercial - Rio Claro*
30/7 - 15h00 - Grêmio Prudente x São Bento - Pres. Prudente

2º TURNO
6/8 - 15h00 - Mirassol x São Bento - Mirassol
13/8 - 15h00 - São Bento x Marília - Rio Claro*
20/8 - 15h00 - São Bento x Noroeste - Rio Claro*
27/8 - 15h00 - Comercial x São Bento - Ribeirão Preto
3/9 - 15h00 - São Bento x Grêmio Prudente - Rio Claro*

(*) O São Bento deve solicitar a alteração de sede para Porto Feliz, Indaiatuba ou Sorocaba