Paulistão 2023
São Bento tem jogo ‘divisor de águas’ nesta terça (21) no CIC
Duelo é decisivo também para o São Paulo, que pode definir hoje sua classificação às quartas
As vitórias de Ferroviária e Ituano, no fim de semana, colocaram mais pressão no São Bento para o jogo de hoje (21) contra o São Paulo, às 19h30, no estádio Walter Ribeiro (CIC), pela 10ª rodada do Paulistão. Sem vencer há cinco partidas, o Azulão estacionou em 9 pontos no Grupo C e já vê os adversários no retrovisor. A distância em relação à Ferrinha, que abre a zona do rebaixamento na classificação geral, em 15º, e ocupa a lanterna da chave, é de um ponto, e a diferença para o Galo de Itu está apenas em um gol de saldo (-3 a -4), sendo que o oponente tem um jogo disputado a menos (partida contra o São Bernardo adiada pela chuva).
O técnico Paulo Roberto Santos tem três problemas para escalar o seu time: o lateral Caio Hila (lesão no músculo reto femoral), o volante Marquinhos e o meia Neto Paraíba (músculo adutor) estão no departamento médico, com previsões de retorno entre 10 a 14 dias. Ivan, Victor Pereira e Renan Mota devem substitui-los. O desafio contra o Tricolor é um divisor de águas das pretensões do Azulão faltando três jogos para o fim da primeira fase: decide se o time vai brigar pelas quartas de final ou lutar contra o rebaixamento. Por isso, é tratado pelo elenco como uma decisão.
“As expectativas são as melhores possíveis. A gente vem de alguns jogos ruins, de maus resultados, mas nada é melhor do que jogar contra uma grande equipe como o São Paulo. Se Deus quiser, vamos fazer um grande resultado diante do nosso torcedor para dar confiança neste restante da primeira fase”, confia o atacante Iago Dias. Titular nas três primeiras rodadas, ele perdeu cinco jogos por conta de uma lesão na coxa esquerda e voltou a campo no segundo tempo do jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto. “(A lesão) não estava nas minhas expectativas, mas aconteceu. Agora estou preparado para jogar o restante do campeonato”, garante.
Vaga antecipada
O Azulão bateu o Tricolor nos últimos três confrontos realizados no CIC: em 2018 (2 a 0, gols de Anderson Cavalo e Maicon Souza); 2016 (1 a 0, gol de Régis); e 2006 (2 a 0, André Leonel e Celsinho, em gol antológico lembrado até hoje pela torcida beneditina que deixou Rogério Ceni sentado no chão). Hoje comandante do São Paulo, o ex-goleiro tem a possibilidade de atingir seu primeiro objetivo dentro do Paulistão 2023: garantir a classificação antecipada às quartas de final. Beneficiado pela derrota do Mirassol, um de seus rivais dentro do grupo, o time, para isso, só precisa vencer o São Bento.
Hoje, o time do Morumbi lidera o Grupo B com 17 pontos, mesma quantidade do Água Santa, atrás no saldo de gols. Em seguida vem o próprio Mirassol, com 12. Se vencer, o time tricolor vai abrir oito pontos à frente do terceiro colocado, com apenas mais seis em disputa. Só os dois primeiros avançam à próxima fase.
A conquista da vaga pode ser considerada obrigação para os grandes. Mas o caminho revela surpresas. O Santos, por exemplo, está fora da zona de classificação. O São Bernardo tem a segunda melhor campanha geral, só atrás do Palmeiras. Por isso, Ceni considera importante somar pontos e garantir a vaga com antecedência para pensar em vantagens nas próximas fases. Além disso, com a vaga antecipada, o time pode rodar mais o elenco e descansar peças nos dois últimos compromissos antes da fase final. A equipe tem 13 jogadores no departamento médico.
Um dos destaques do time em Sorocaba deve ser o retorno de Luciano, após cumprir suspensão diante da Inter. O camisa 10 tem nova função: participar da construção das jogadas, articulando a passagem do meio ao ataque. Atuando atrás dos atacantes, Luciano faz menos gols -- foram dois em oito partidas --, mas continua participando das jogadas ofensivas.
Acompanhe
A rádio Cruzeiro FM 92,3 transmite São Bento x São Paulo a partir das 18h, com narração de Nilson Duarte, comentários de Gustavo Gebaile, reportagens de Victor Duarte (São Bento) e André Fazano (São Paulo), apresentação de Caio César e plantão esportivo de Juarez Morato. A jornada esportiva também pode ser ouvida pelo site www.cruzeirofm.com.br, pelo YouTube, no aplicativo da rádio e pelas redes sociais (Facebook e Instagram). (Eric Mantuan, com informações de Estadão Conteúdo)
SÃO BENTO X SÃO PAULO
São Bento - Zé Carlos; Ivan, Léo Silva, Bruno Aguiar e Breno Lopes; Lucas Lima, Carlos Jatobá e Renan Mota; Fernandinho, Marcos Nunes e Rubens. Técnico: Paulo Roberto Santos. Técnico: Paulo Roberto Santos
São Paulo - Rafael; Nathan, Alan Franco, Pablo Maia, Beraldo e Caio Paulista; Luan, Gabriel Neves e Luciano; Galoppo, Pedrinho e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
Árbitro - Vinicius Araújo.
Local - Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba
Horário - 19h30
Só há ingressos para a ‘ferradura’
Até ontem (20), quase 10 mil ingressos haviam sido vendidos. Só há entradas disponíveis no setor da “ferradura”, destinado a torcedores do São Bento, aos valores de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Ingressos para cadeiras e arquibancada superior (São Bento) e torcida do São Paulo (inferior e superior visitante) estão esgotados.
Hoje haverá três pontos de venda abertos -- Drogaria São Bento, à av. Dr. Gualberto Moreira, nº 1.071, no Parque São Bento; Loucos por Futebol, na rua da Penha, nº 496; e KMF Baterias, à rua Atanázio Soares, nº 1150 --, além da bilheteria do CIC (9h às 18h) e do site https://saobento.soudaliga.com.br/. Não há gratuidade: crianças menores de 10 anos terão direito a meia-entrada. Os ingressos de meia-entrada serão vendidos somente mediante a apresentação de carteirinha, e limitados a um por CPF. (Da Redação)