Buscar no Cruzeiro

Buscar

CIC, enfim, em obras

Revitalização do gramado começa e deve ser concluída em 15 dias

24 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trabalho é de corte, descompactação e aeração da grama
Trabalho é de corte, descompactação e aeração da grama (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Teve início na terça-feira (22) a revitalização do gramado do estádio Walter Ribeiro. Trata-se de um “plano B” da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), administradora do CIC, para os jogos do São Bento no Paulistão 2023, já que a verba federal de R$ 750 mil para a troca do gramado, originária de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos, ainda não chegou ao Paço. O primeiro jogo do Azulão em casa será dia 18 de janeiro, contra o Santo André, pela segunda rodada.

“Como, infelizmente, não houve, por parte do Governo Federal, a previsão da liberação desses recursos, optamos, então, por revitalizarmos, neste momento, o gramado para que esteja em plenas condições para a competição e, assim não prejudicar, de forma alguma, a participação do São Bento no Paulistão”, justificou o secretário Pedro Souza. Assim, o governo municipal firmou contrato emergencial com uma empresa especializada, a Campanelli -- a mesma que venceu a licitação para a troca do gramado, que encontra-se paralisada --, ao preço de R$ 65 mil, para a revitalização do gramado existente, com fornecimento de mão de obra, equipamentos, insumos e demais materiais específicos, com acompanhamento de engenheiro agrônomo. O prazo de conclusão do serviço é de 15 dias.

O escopo prevê a realização de corte técnico no gramado, seguido da limpeza mecanizada para remover o excesso de matéria orgânica e rebaixar a altura; e de corte vertical, com lâminas apropriadas para rasgar os estolões (ramificações) e, assim, renovar a grama e aumentar a proporção de folhas. Em seguida é feita a descompactação e a aeração, com maquinário especializado.

A empresa também fará o controle fitossanitário, para combater possíveis pragas; o replantio de grama em áreas mais desgastadas; a troca do material argiloso por areia e, por fim, a aplicação de adubo mineral, com o intuito de fornecer os nutrientes necessários para que o gramado se revitalize e cresça com qualidade e vigor.

De acordo com a Sequav, o procedimento tem “ciência e acordo” da Federação Paulista de Futebol (FPF). A secretaria espera que, após o término do Paulistão 2023, o convênio com o governo federal para a troca do gramado do CIC seja retomado. (Da Redação, com Secom Sorocaba)