São Bento
CIC tem refletores inadequados para o Paulistão; solução virá em 2023
Como o Paulistão começa em aproximadamente 90 dias e esse período é insuficiente para a abertura de uma licitação
Depois da condição do gramado, a iluminação do estádio Walter Ribeiro (CIC) é o assunto da vez no contexto da volta do São Bento para a elite do futebol paulista, que se dará em 2023. Conforme divulgado nas redes sociais pelo secretário de Esportes e Qualidade de Vida, Pedro Roberto de Souza, representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF) mediram esta semana a intensidade luminosa (luminância) do conjunto de refletores do CIC em 180 lux. De acordo com o titular da Sequav, esse índice precisa ser melhorado para atender às exigências atuais do Paulistão.
“A pergunta é a mesma: porque agora, uma vez que o São Bento participou da principal competição em anos anteriores e não tinha essa exigência? A finalidade da federação (é) melhorar as condições dos estádios. Hoje somente Palmeiras, Corinthians e o São Paulo conseguem atender as exigências de iluminação”, escreveu o secretário, que reconhece o investimento como “necessário”. Ele informou que o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto (PSD), ex-presidente do São Bento, já conversou com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) para incrementar recurso ao orçamento do esporte com o objetivo de trocar toda a fiação e a estrutura da iluminação do CIC. O orçamento da Sequav dentro do projeto da Lei Orçamentária Anual ('LOA) para o exercício de 2023 será discutido no dia 17 de outubro, em audiência pública, na Câmara de Sorocaba.
Como o Paulistão começa em aproximadamente 90 dias e esse período é insuficiente para a abertura de uma licitação, o diretor de futebol do São Bento, Juliano Amorim, acredita que a FPF não deverá impossibilitar partidas noturnas do São Bento no CIC por esse motivo. “A Prefeitura afirmou que vai licitar para fazer as intervenções no ano que vem. Mas, se houver uma empresa privada interessada em uma parceria, isso pode ser interessante”, sugere, como saída para antecipar a resolução do problema.
A Federação Paulista de Futebol foi consultada sobre a vistoria no CIC e respondeu, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que “está em contato com todos os clubes do Paulistão, avaliando infraestruturas e, eventualmente, possíveis adaptações para a competição de 2023.”
Gramado
Já a substituição do gramado deve ter início em novembro, após o segundo turno das eleições, em razão de vedação da lei eleitoral, vigente desde o dia 2 de julho. A Prefeitura de Sorocaba aguarda a transferência de recurso federal, proveniente de emenda parlamentar federal, repassada via Caixa Econômica Federal (CEF), que atua como mandatária da União.
O valor estimado de investimento para a substituição de nove mil m2 de gramado é de R$ 700 mil. A empresa vencedora da concorrência já foi habilitada. (Eric Mantuan)