Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sexta rodada

São Bento vai à Copa do Brasil de Futebol de Amputados

Azulão venceu a Ponte Preta nos pênaltis na última rodada do Paulista

28 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / TECO BARBERO)

O São Bento conquistou uma vaga para a Copa do Brasil de Futebol de Amputados no último sábado (25), na sexta rodada do Paulista da categoria, disputada contra a Ponte Preta, em Sumaré. No tempo normal, as equipes empataram sem gols. Pelo regulamento, as partidas que terminam em igualdade devem definir o vencedor na disputa de pênaltis. E foi aí que brilhou novamente o goleiro Gustavo.

Campeão sul-americano em março, na Colômbia, e arma são-bentista em ocasiões semelhantes, ele já havia feito defesas difíceis no tempo regulamentar, e voltou a se destacar nas penalidades ao defender a cobrança final da Macaca. As penalidades são-bentistas foram convertidas por Pedro, Dário e Paulo. O empate foi o primeiro desta edição. O São Bento não via um jogo seu terminar sem gols desde antes da pausa forçada das competições pela pandemia de Covid-19.

Além da equipe beneditina, a Macaca também confirmou presença na Copa do Brasil. Portuguesa e Guarulhos definirão o último classificado para o torneio. Resta confirmar, ainda, os donos das duas últimas vagas para a semifinal do Paulista -- na qual já estão o líder Ourinhos (18 pontos) e o Corinthians (15). São Bento (11 pontos), Ponte Preta (10) e Lusa (nove) estão na briga. Na próxima rodada, a última da primeira fase, dia 16 de julho, o Azulão joga por um empate contra a Portuguesa para avançar.

Já sem chances de classificação para a Copa do Brasil, o Evolução perdeu do Corinthians por 3 a 0 e segue na lanterna, sem pontuar. A despedida será contra o Guarulhos -- que foi goleado pelo Ourinhos por 5 a 0 no outro jogo -- também no dia 16. E o Santos apresentou uma carta formalizando sua desistência do torneio, razão pela qual foi computada, temporariamente, a vitória da Portuguesa pelo placar virtual de 3 a 0.

Como o regulamento não prevê o que fazer em casos semelhantes, as alternativas estudadas são: anular os pontos disputados e conquistados contra a equipe; zerar o placar de todos os confrontos para então serem reconhecidos como WO; ou determinar a anulação dos gols marcados e sofridos nos embates envolvendo o time praiano. (Da Redação)