Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

Técnico Kike Andrade revisita a carreira

São 50 anos dedicados ao futebol e, em boa parte, ao São Bento

17 de Junho de 2022 às 22:32
Eric Mantuan [email protected]
São 50 anos dedicados ao futebol e, em boa parte, ao São Bento.
São 50 anos dedicados ao futebol e, em boa parte, ao São Bento. (Crédito: EDNILSON JODAR LOPES (9/6/2022))

Talvez poucos saibam, mas o técnico do São Bento, Kike Andrade, já dedicou ao futebol 50 dos seus 59 anos de vida. Em uma entrevista no Complexo Humberto Reale, o comandante beneditino revisitou toda a carreira iniciada com apenas nove anos, na Casa Transitória André Luiz. Aos 11, chegou à várzea, e aos 15, jogando pelo Monte Negro, despertou os olhares de Nestor Trevisan e Julião, do São Bento, recebendo um convite para integrar o quadro sub-20 com o aval do então treinador Habib Rachid -- mesmo sendo cinco anos mais novo que a categoria.

“Eu não era nem sub-17 ainda. Dentro de alguns treinos, quando eu completei 16 anos, eu passei a treinar com a equipe profissional. E aí acabou que fomos fazendo amizades com pessoas incríveis”, relembrou, sobre os tempos de meia e atacante do Azulão. A carreira como jogador profissional foi abreviada por uma lesão no tornozelo esquerdo, mas que acabou dando início ao seu trabalho à beira das quatro linhas -- começando pela escolinha de futebol Ki-Gol, que ele fundou em Votorantim há 30 anos. “Eu vejo que na base, quando se trabalha com crianças, você trabalha não só a formação de atleta, mas sim a do ser humano, a formação de valores. De caminhar do lado do bem, honrar a família, estudar. É fundamental formar um homem de bem para depois formar um atleta”, defende.

De seu trabalho com a garotada, com as seleções de Votorantim na antiga Copa Brasil de Futebol Infantil Sub-15 -- a qual levou a uma decisão inédita contra o Corinthians em 2003 -- e, de 2010 em diante, com a base do São Bento, surgiram muitas revelações. Algumas não chegaram a defender profissionalmente o São Bento, como Isaque e Mateus Brunetti. Mas isso vem mudando. Os meias Lucas Lima e Kayan, destaques na campanha do Paulista Série A2 deste ano, são “crias” da base.

Kike se diz muito feliz pelo sucesso dos garotos, que neste segundo semestre estão emprestados para Atlético-GO e Santo André, e pela mudança do olhar do clube a respeito da formação de novos jogadores. “O futebol é momento. Com essa nova gestão, se passou a olhar para a base com maior carinho e atenção depois da Copa São Paulo de 2020, na qual fizemos a melhor campanha da nossa história (eliminado pelo Coritiba na terceira fase). Se Deus quiser, logo o torcedor vai ter a alegria de ver sete ou oito atletas da base na equipe principal”, torce.

Este ano, o então treinador do sub-20 foi promovido ao comando do time principal que vai jogar a Copa Paulista a partir do dia 3. A pré-temporada começou no início do mês. “Nós precisamos muito do apoio do torcedor. Vamos fazer o nosso melhor e com que a torcida sinta orgulho desse time”, conta, sobre o maior desafio de sua carreira. (Eric Mantuan)