Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paulista

São Bento espera casa cheia para buscar o título da Série A2

CIC deve ter mais de sete mil são-bentistas nesta quinta (14), no primeiro jogo da final da A2 contra a Portuguesa

14 de Abril de 2022 às 00:01
Eric Mantuan [email protected]
Kayan (foto) deve ser titular nesta quinta-feira (14); Lucas Lima e Nenê Bonilha deixaram o time antes da decisão
Kayan (foto) deve ser titular nesta quinta-feira (14); Lucas Lima e Nenê Bonilha deixaram o time antes da decisão (Crédito: NETO BONVINO / BENTO TV (3/2/2022))

O São Bento vai ter casa cheia nesta quinta-feira (14), às 19h, no primeiro jogo da final do Paulista Série A2 contra a Portuguesa, no estádio Walter Ribeiro (CIC). Até a tarde desta quarta-feira (13), de acordo com a assessoria de imprensa do Azulão, já haviam sido vendidos antecipadamente 5,5 mil ingressos. Os setores das arquibancadas superior e inferior e das cadeiras encontravam-se esgotados, sendo os únicos bilhetes disponíveis para a ferradura. O número de lugares disponibilizados aos são-bentistas é de aproximadamente 7,5 mil. Toda a arquibancada superior visitante fica para a torcida da Portuguesa -- 2,5 mil lugares. Por questões de segurança, não é possível dividir o setor visitante entre torcidas diferentes. O 14º Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar informou nesta quarta-feira (13), em coletiva de imprensa, que espera, ao todo, 11 mil torcedores no CIC.

Os ingressos para a ferradura custam R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). Quem comparecer ao CIC vestindo a camisa do clube paga meia entrada. A bilheteria do estádio abre às 9h e funciona até a hora da bola rolar. A venda on-line é feita pelo site https://saobento.soudaliga.com.br/. Continua sendo obrigatória a apresentação do cartão de vacinação completo contra a Covid-19. Caso contrário, será necessário mostrar resultado negativo de teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo, ou resultado negativo de teste antígeno realizado com até 24 horas de antecedência. Isso é válido também para menores de idade.

Classificação heroica

Após a classificação heroica sobre o Oeste nas semifinais, com empate aos 50 minutos do segundo tempo e vitória nos pênaltis, no sábado (9), o São Bento chega animado para a grande decisão. Porém, o técnico Paulo Roberto Santos não poderá mais contar com os meias Lucas Lima e Nenê Bonilha, que trocaram o Azulão por Atlético-GO e Sampaio Corrêa, respectivamente. Kayan deve ser titular, assim como Serginho, autor do gol salvador, em Barueri.

Para sair em vantagem na decisão -- o jogo da volta ocorre domingo (17), novamente às 19h, mas no Canindé --, o São Bento terá de fazer o que apenas uma equipe fez em toda a Série A2: o Rio Claro. Foi a única derrota da Lusa em 19 partidas. “Temos um time forte, assim como eles também têm, e (o campeão) será decidido nos detalhes, como na maioria dos jogos do mata-mata. Mas tenho certeza de que seremos fortes”, disse nesta quarta-feira (13) o volante Victor Bolt, em entrevista coletiva, antes do último treino no CT Humberto Reale. Ele reforçou que a conquista da taça é importante, mesmo após o acesso ter sido garantido. “Quando cheguei aqui, falei que só os vencedores são lembrados. Ninguém lembra que o Flamengo foi vice do Palmeiras, quando este foi campeão (da Libertadores). Então, vamos buscar essa taça que é importante para a gente.”

A Portuguesa também finalizou nesta quarta-feira (13) sua preparação, com treino tático sem adversário e “rachão” sob comando do técnico Sérgio Soares. “É importante colocar um troféu no museu da Portuguesa depois de tanto tempo e exorcizar por completo esses sete anos de Série A2. Emocionalmente, encerra-se, de verdade, um ciclo que a Lusa pretende não voltar mais”, afirmou ao site NetLusa.

Acompanhe

A rádio Cruzeiro FM 92,3 transmite São Bento x Portuguesa a partir das 19h pelo site www.cruzeirofm.com.br, pelo aplicativo e pelas lives no YouTube e Facebook e, após as 20h, no dial em FM 92,3. A narração é de Nilson Duarte, com comentários de Gustavo Gebaile, reportagens de Caio Rossini, apresentação de Caio César e plantão esportivo de Juarez Morato.

 

SÃO BENTO x PORTUGUESA

São Bento - Zé Carlos; Eliandro, Victor Pereira, Diego Sacoman e Denis Neves (Foguinho); Serginho, Kayan, Diogo Oliveira e Gian; Marcos Nunes e Cristiano. Técnico: Paulo Roberto Santos

Portuguesa - Thomazella; Railan (Luis Ricardo), Naldo, Patrick e Carlos Henrique; Marzagão, Tauã e Daniel Costa; Cesinha, Caio Mancha e Gustavo França. Técnico: Sérgio Soares

Árbitro - Luiz Flávio de Oliveira

Horário - 19h

Local - Estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba

 

Final entre times é inédita; mata-mata, não

Conforme o historiador são-bentista Luiz Carlos Éden, esta quinta-feira (14) será a primeira vez em que São Bento e Portuguesa decidem um título. Mas não a primeira vez que se enfrentam em sistema eliminatório, o popular mata-mata. Há exatos 60 anos, em 14 de abril de 1962, no estádio do Canindé, em São Paulo, Azulão e Lusa abriam a disputa por vaga nas oitavas de final da Taça Estado de São Paulo.

Na primeira fase, o São Bento foi campeão do Grupo 15. Já a Lusa, integrante da Divisão Especial (atual Série A1), fazia sua estreia. O placar foi de 3 a 3, gols de Melão (2) e Servílio para a Portuguesa; Paraná, Bazaninho e Renato pelo Azulão. Na volta, em 21 de abril, no Humberto Reale, em Sorocaba, as equipes voltaram a empatar, com gols de Silvio e Bazaninho. Houve prorrogação de 30 minutos sem alteração no placar, forçando assim um jogo extra em campo neutro. No dia 29 de abril, em Campinas, no Brinco de Ouro, Silvio abriu 2 a 0 para a Lusa e Paraná descontou para o Azulão -- que no mesmo ano conquistaria o título da Primeira Divisão (atual Série A2) do Campeonato Paulista, subindo à elite do futebol estadual pela primeira vez.

Retrospecto

São Bento e Portuguesa enfrentaram-se oficialmente por 62 vezes. O time do Canindé tem 31 vitórias, contra 12 do Bentão. Foram 19 empates. O Azulão assinalou 63 gols e sofreu 107.

A última vitória beneditina foi por 1 a 0, com gol de Jheimy (pênalti), no estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, na segunda rodada da Série A2 de 2020. De lá para cá, foram duas derrotas e um empate em três duelos. No encontro mais recente, pela terceira rodada da Série A2 deste ano, em 3 de fevereiro, houve empate sem gols no Canindé. (Eric Mantuan)