Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol de Amputados

São Bento e Evolução abrem Paulista amanhã (26)

25 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sorocaba Futebol de Amputados e Azulão estreiam parceria.
Sorocaba Futebol de Amputados e Azulão estreiam parceria. (Crédito: NETO BONVINO / BENTO TV (15/2/2022))

Os dois times de Sorocaba estreiam neste sábado (26) pelo 11º Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. E já duelam entre si às 10h, na primeira rodada, que terá sede em Guarulhos. Será o primeiro dérbi entre São Bento FA e Evolução FA no estadual, haja vista que o torneio de 2020 foi paralisado após a rodada inicial por força da pandemia de Covid-19. O jogo marca, ainda, o início da parceria da Associação Sorocaba Futebol de Amputados (Asfa) com o Esporte Clube São Bento, após o contrato assinado no último dia 15.

Campeão dos últimos três torneios disputados desde a retomada pós-pandemia, o agora São Bento FA pretende herdar a era vitoriosa construída pelo Sorocaba Futebol de Amputados (SFA) nos últimos quatro anos, em que acumulou conquistas importantes como Taça Cidade de Mogi das Cruzes, Torneio Sorocaba, Torneio de Ourinhos, Torneio de Leme e o Campeonato Brasileiro -- Série B. Na única participação até o momento, os sorocabanos conseguiram o quinto lugar na edição de 2019. Neste ano, a comissão técnica liderada por Paulo Vasconcellos acredita que deverá brigar pelo título inédito do torneio. Já pelos lados do Evolução, uma vaga na competição na Copa do Brasil, é o maior objetivo.

Atual campeão e recordista de títulos, o Corinthians traz o principal nome da categoria, o camisa 9 Rogerinho. Além do Timão, equipes como Ponte Preta e Ourinhos, devem ser as principais adversárias dos sorocabanos. Santos x Guarulhos, às 11h15; Ourinhos x Corinthians, às 14h; e Ponte Preta x Portuguesa, às 15h, completam a primeira rodada.

Regulamento e regras

O torneio será disputado em duas fases, nas quais os quatro primeiros colocados garantem vaga para o quadrangular final que vale o título. Os cinco melhores classificados vão à Copa do Brasil. Na primeira fase, serão disputadas sete partidas, no modo todos contra todos. A cada rodada, uma cidade diferente receberá oito equipes: Corinthians, Evolução, Guarulhos, Ourinhos, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Bento.

No futebol de amputados, cada equipe tem sete jogadores, sendo o goleiro amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha amputados ou deficientes de uma das pernas. Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado e também com a muleta. O tiro de meta não pode passar o meio de campo e o goleiro não pode sair da área. Não há limite para substituições. Os jogadores substituídos podem voltar ao jogo quantas vezes forem necessárias. (Da Redação)