Buscar no Cruzeiro

Buscar

Garra e superação

Bentinho tem problemas, mas espera boa estreia na Copinha

Equipe chega com cinco desfalques no elenco por conta dos efeitos da gripe

05 de Janeiro de 2022 às 01:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
Técnico Kike Andrade pode ter até cinco desfalques contra o EC São Bernardo, às 17h, no ABC
Técnico Kike Andrade pode ter até cinco desfalques contra o EC São Bernardo, às 17h, no ABC (Crédito: PEDRO NEGRÃO (3/1/2022))

Mau tempo, desfalques por um surto de gripe no elenco e o forte time do EC São Bernardo. São três, se um já não fosse suficiente, os desafios que o time sub-20 do São Bento irá enfrentar nesta quarta-feira (5), às 17h, no Estádio Municipal Gíglio Portugal Pichinin (“Baetão”), em São Bernardo do Campo, na estreia da 57ª Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Além dos meias Lucas André e Rudson, do zagueiro Iago e do atacante Pablo, que segunda-feira (3) já estavam debilitados e tinham as escalações praticamente descartadas pela comissão técnica por conta dos efeitos da gripe, o técnico Kike Andrade ganhou nesta terça-feira (5) um quinto possível desfalque, pelo mesmo motivo: o volante Matheus Oliveira. Ele foi medicado e o treinador torce que hoje pelo menos um dos cinco tenha condições de ir a campo.

“Campo”, aliás, é um segundo fator de preocupação para os são-bentistas. Assim como boa parte do Estado, o ABC Paulista está sob fortes chuvas, o que tem prejudicado as condições do gramado sintético do estádio Baetão. Ontem as condições ali eram “impraticáveis”, segundo Kike, e o Bentinho treinou em outro local. “Aqui (em São Bernardo) não pára de chover. Time leve e técnico como o nosso sai em desvantagem”, lamenta.

A escalação deve ter: Nathan; Lucas, Samuel, João Vitor e Cadu; Ramos, Mateus e Liédson; Juan, Peterson e Negueba. Antes do ano-novo, o time disputou jogos-treino contra Ituano, Itapirense e Capivariano.

Céu nublado

As dificuldades vividas pelo Bentinho em 2021 antes mesmo da bola rolar contrastam com a grande campanha feita em 2020, último ano em que a Copinha foi realizada -- no ano passado, a competição foi suspensa pela pandemia de Covid-19. Naquela ocasião, o São Bento chegou perto das oitavas de final, caindo na terceira fase ao ser derrotado pelo Coritiba, por 1 a 0, com um gol de pênalti no fim do segundo tempo.

Como bom são-bentista, Kike Andrade sabe que nada vem fácil para o clube e, por isso, mantém a confiança em uma estreia positiva na qual a vontade dos garotos possa compensar as dificuldades. “A expectativa é boa, tendo como referência o treino de ontem (segunda) e de hoje (terça)”, resumiu.

Do outro lado, o EC São Bernardo se reforçou com a chegada de alguns reforços e promoveu os destaques do sub-17 que disputou a Paulista Cup. “Temos equilíbrio em todas as posições e isso nos deixa confiantes para fazermos bom campeonato”, disse o técnico Cleber Ferreira. Será a sexta participação do Cachorrão na Copinha, tendo as melhores campanhas em 1991 e 2019.

Londrina (PR) e Aster Brasil (ES) completam o Grupo 22, enfrentando-se às 19h15. “O Londrina tem muita estrutura e capacidade de investimento, e foi buscar atletas pelo País para se reforçar. O Aster é um clube de empresários, campeão no Espírito Santo”, diferencia Kike, já antevendo os pontos fortes dos oponentes dos dois próximos jogos do Bentinho, no sábado (8), às 19h15, e na terça-feira (11), às 17h. (Eric Mantuan)